A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional ligada à Superintendência de Administração dos Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, lançou nesta segunda-feira, 19, a Revista “Coletâneas Socioeducação: Vozes do Tocantins” (https://central3.to.gov.br/arquivo/534021/ ).
O material possui informações que documentam práticas cotidianas do servidor nas unidades socioeducativas do Estado, podendo ser acessada online para a orientação da melhoria contínua do trabalho no Sistema Socioeducativo e também em pesquisas e trabalhos acadêmicos.
A Revista, que levou sete meses para ser produzida, traz uma abordagem do trabalho executado pelos servidores do Sistema Socioeducativo do Tocantins nestes dois primeiros anos após o primeiro concurso público para a categoria na Seciju.
A gerente da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional, Rute Andrade, explicou que o projeto busca dar destaque o trabalho executado pelo profissional de Socioeducação. “Esse projeto nasceu quando fizemos dois anos de concursados e, em novembro de 2019, lançamos a proposta para os servidores registrarem suas práticas porque sabíamos que das muitas realizações nas unidades e também sobre a importância de registrar tudo isso. Então, nossa proposta foi dar visibilidade para as ações realizadas nas Unidades e ao mesmo fortalecer nosso Sistema com orientações acerca da política socioeducativa”, afirma.
O superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente, Gilberto da Costa, destaca que o objetivo é que este material seja apenas o início de um trabalho que irá desenvolver o caráter histórico e documental da profissão. “A sociedade tem que ter mais proximidade deste ofício, uma vez que somente assim poderá também valorizar e contribuir com o profissional”, ressalta.
De acordo com a agente especialista psicóloga, Ana Flávia Campêiz, há diversos fatores, internos e externos que levou a produção de um material bem completo com a temática do profissional socioeducativo no Estado. “Todas as vezes que fazíamos uma pesquisa sobre esta pauta no Tocantins, o material era muito escasso. Isso nos chamou a atenção e pensamos nessa Coletânea para dar mais visibilidade ao servidor tocantinense dentro do cenário do Sistema Socioeducativo, com o foco em valorizá-lo e promovê-lo em âmbito nacional”, explica.
Processo de criação
A revista apresenta várias ações práticas como atividades físicas, artigos de coparticipação com os familiares (Diálogo com sabores), artigos com a rede intersetorial (Café com parceiros), formações com os servidores, atividades na horta (Horta Case e Colhendo o que plantou) entre outras ações socioeducativas direta com os adolescentes (Teia Social).
“A metodologia desenvolvida para a criação da Revista dinamizou ações que foram enriquecedoras para o processo de criação do material, com o objetivo primário de valorização do servidor que atua em contextos vulneráveis e, assim, fortalecendo e efetivando o direito dos adolescentes que estão dentro Sistema Socioeducativo, envolvendo também a família e a comunidade, como predita a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do adolescente”, ressalta Ana Flávia.
O apoio material veio das unidades Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), Unidade de Semiliberdade Feminina – (USLF), de Palmas; do Centro de Internação Provisória – CEIP de Santa Fé e da Gerência da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional (ESFQP), com participação de agentes socioeducativos, agentes em segurança socioeducativos e agentes especialistas socioeducativos.
(Edição: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins)
Legenda: A revista será uma forma de documentar a realidade do profissional socioeducador no estado.
Foto: Lauane dos Santos – Governo do Tocantins
—
—
Secretaria da Cidadania e Justiça
Assessoria de Comunicação Maria Gabriela (Chefe da Assessoria de Comunicação) Shara Rezende (Assessora) Marcos Miranda (Assessor) Márcia Rosa (Assessora) Lauane dos Santos (Assessora) Naab Thalys (Arte Finalista) Gabriela Santos (Estagiária) |