A obra de reestruturação do alojamento do Colégio Agropecuário de Almas, pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis, foi entregue nessa quinta-feira, 18. Para o novo espaço foram investidos R$ 85 mil em recursos oriundos do Governo do Estado, investimento que proporciona aos estudantes internos mais comodidade e melhores condições de aprendizagem.
A diretora da instituição, Marizete Cardoso de Souza Freitas afirma que a reativação do espaço é fundamental para o fortalecimento das ações escolares que também impactam diretamente a comunidade escolar, local e regional.
“Com a reforma, nosso prédio passou a ter capacidade para atender cerca de 50 estudantes, com salas arejadas, banheiros adaptados para portadores de deficiência, sala temática de linguagens e matemática e suas tecnologias. Além de muito espaço para o lazer. Nosso alojamento, agora agradável e aconchegante, atende às necessidades dos estudantes internos de maneira muito eficiente”.
O estudante de zootecnia, Kaeverson Torres Lopes, natural de Ponte Alta do Bom Jesus, afirmou estar satisfeito com a reforma. “Nosso alojamento ficou maravilhoso, seguro e adequado para as nossas necessidades”.
Para o agropecuarista da região, Uemerson Domingos Leite Bispo, o momento foi marcante. “A cerimônia de entrega foi muito emocionante. Além de mudar a estrutura física da unidade, mexeu também com os sentimentos de toda a comunidade escolar e da região. Estamos muito felizes”, revelou.
Colégios Agropecuários estaduais
Atualmente a rede estadual de ensino possui 1.575 estudantes matriculados em Escolas Famílias Agrícolas, ou em Colégios/Escolas Agrícolas ou Agropecuárias. São unidades de ensino que ofertam cursos técnicos voltados para o agronegócio e estão localizadas nos municípios de Esperantina, Arraias, Colinas do Tocantins, Almas, São Salvador do Tocantins, Monte do Carmo, Natividade e Porto Nacional.
Em Almas são três unidades: Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas; Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini e Escola Estadual Deoclides Muniz. Ao todo, 996 alunos podem ser beneficiados com novo alojamento, através das parcerias entre as três unidades de ensino.