logo

Com foco na preservação ambiental, Naturatins apoia oficina para reutilização de óleo de cozinha

Cerca de 90 kg de sabão produzidos em oficina para reaproveitamento de óleo de cozinha foram entregues, nesta quarta-feira, 29, ao grupo de mulheres que participou da ação. A iniciativa foi da Prefeitura Municipal de Araguacema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, juntamente com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação.

A oficina é fruto do projeto De Olho no Óleo, iniciado no mês de julho em Araguacema, durante a temporada de praia, com o objetivo de arrecadar nos estabelecimentos comerciais, resíduos de óleo de cozinha para reaproveitamento. A iniciativa resultou na soma total de  247 litros de óleo de cozinha coletados em 11 barracas.

A pedagoga da Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão, Hélia Regina Araújo da Silva, informou que a ação buscou sensibilizar comerciantes e comunidade quanto ao descarte correto do óleo de cozinha. “A contaminação do solo e das águas proveniente desse material, gera um prejuízo ambiental que pode ser evitado com a reutilização”, frisou.

O óleo arrecadado foi posteriormente doado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação. Para dar continuidade ao projeto, a instituição promoveu no dia 13 novembro, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma oficina para produção de sabão, a partir do material coletado.

A oficina beneficiou cerca de 20 famílias vinculadas ao CRAS, ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), ao Cadastro Único e ao Bolsa Família.

Ainda conforme Hélia Regina Araújo da Silva, a oficina teve o intuito de promover a sensibilização ambiental da comunidade por meio da reutilização dos resíduos gerados no município. Ela reforçou que é uma forma de incentivar a preservação do meio ambiente e oferecer mais uma alternativa de geração renda para as famílias que necessitam desse apoio.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Leonete Martins, acrescentou que o projeto De Olho no Óleo está em seu primeiro ano de realização, e que todos os materiais utilizados na oficina, bem como a contratação do oficineiro, foram custeados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, por meio do CRAS.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Fabíola Dias Pereira, o convite para fazer parte de um projeto que gera benefícios tanto para a comunidade, quanto para o meio ambiente foi motivo de satisfação. “Foi maravilhoso poder fazer nossa primeira oficina de fabricação de sabão, de forma totalmente sustentável”, concluiu.

Créditos das fotos e sugestões de legendas

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.