Mudanças ocorreram após Superior Tribunal de Justiça afastar Mauro Carlesse (PSL) do cargo por seis meses. Em duas secretarias os titulares foram exonerados e novos nomes não foram indicados ainda.Na segunda-feira (25) o governador em exercício, Wanderlei Barbosa (sem partido), promoveu uma reforma administrativa no governo estadual. Além da nomeação de novos titulares para as pastas que tiveram gestores afastados pela Superior Tribunal de Justiça (STJ), houve ainda mudanças feitas pelo interino em outras secretarias.
As trocas tinham sido anunciadas pelo próprio Wanderlei Barbosa, após afirmar que alguns auxiliares de Mauro Carlesse (PSL) não se sentiram a vontade para seguir na gestão. O governador foi afastado por seis meses por suspeita de corrupção e interferência em investigações policiais.
Em algumas secretarias os titulares foram exonerados e novos nomes não foram indicados ainda. É o caso da Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas, da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Comunicação, por exemplo. Em outras, os gestores são interinos, vindos dos quadras das própria pastas.
Veja o perfil dos novos secretários:
Secretaria de Segurança Pública – Wlademir Costa Oliveira
Wlademir Costa Oliveira é o novo secretário de Segurança Pública — Foto: Washington Luís/Governo do Tocantins
O novo gestor da área de segurança é delegado da Polícia Civil de carreira e já tinha atuado na cúpula da SSP na gestão de Mauro Carlesse. Wlademir Costa Oliveira era subsecretário da pasta e renunciou, junto com outros colegas, durante a crise gerada pelas transferências de delegados que investigavam políticos suspeitos de corrupção.
O secretário atuou por 18 anos nas Forças Armadas antes de se tornar delegado. Na segurança pública do Estado atua desde 2011. Ele tem passagens por delegacias regionais como a de Porto Nacional e de Pedro Afonso. Nos últimos meses vinha participando das discussões que envolvem a Revisão dos Planos de Carreiras dos Servidores do Poder Executivo.
Secretaria de Parcerias e Investimentos – José Humberto Filho
Procurador José Humberto P. Muniz Filho — Foto: Acervo PGE/Divulgação
É procurador do Estado do Tocantins. Possui capacitação em Parcerias Público-Privadas pela APMG International. Mestre em Processo e Hermenêutica pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Direito Tributário. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Membro da Associação Norte-Nordeste de Professores de Processo (ANNEP) e da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro). Também é professor de cursos de graduação e pós-graduação em direito.
Secretaria da Casa Civil – Sebastião Pereira Neuzin Neto (interino)
Sebastião Pereira Neuzin Neto é o novo secretário chefe da Casa Civil — Foto: Reprodução/Twitter
Sebastiao Pereira Neuzin Neto está atuando interinamente no comando da pasta. Ele já estava na cúpula da Casa Civil anteriormente como secretário-executivo durante a gestão de Rolf Vidal. Neuzin Neto é advogado de formação e atuou ainda como analista jurídico no governo do Tocantins, auxiliando na redação de peças como a nova lei de licitações e a reforma da organização estruturas do estado.
Governadoria – Joseph Madeira
Joseph Madeira é o novo secretário da Governadoria — Foto: Divulgação
O empresário Joseph Madeira é conhecido pelo período como presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), que ocupa desde 2019. Ele é jornalista de formação e atua no Tocantins desde o começo dos anos 1990. É dono do grupo Jorima, um dos maiores na área de serviços de limpeza e segurança no Estado. Em 2020 foi candidato a vice-prefeito de Palmas na chapa do deputado Eli Borges, que acabou derrotado por Cinthia Ribeiro nas eleições.
Secretaria da Fazenda – Jairo Mariano (acumulando com a Adetuc)
Jairo Mariano responde pela Adetuc e Fazenda — Foto: Governo do Tocantins/Divulgação
Jairo Soares Mariano é natural de Pedro Afonso, formado em Ciências Contábeis, com especialização na área da administração. Atualmente ele também responde pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).
Foi prefeito de Pedro Afonso por dois mandatos consecutivos. Ocupou a presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) por duas vezes e foi vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sendo o primeiro gestor público tocantinense a ocupar o cargo.
Atuou em diversos conselhos, como o Conselho Estadual de Meio Ambiente, o Conselho de Distribuição do ICMS do Tocantins, o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia e o Conselho de Energia Elétrica do Tocantins, ambos no Sebrae, e ainda como conselheiro na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Atualmente integra o Comitê Gestor das Obrigações assessórias do ISSQN.
Secretaria da Saúde – Afonso Piva de Santana
Secretário de saúde Afonso Piva de Santana — Foto: SES/Divulgação
Afonso Piva de Santana é graduado em Economia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é servidor de carreira do Governo do Estado do Tocantins desde 2004.
Na condição de servidor público assumiu diversos cargos na Gestão, inicialmente na condição de Coordenador Financeiro da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). Na Secretaria da Saúde, exerceu também os cargos de Gerente de Patrimônio, Gerente de Almoxarifado, Diretoria Hospitalar e Superintendente de Aquisição e Estratégia de Logística.
Por fim, assumiu efetivamente o cargo Secretário de Estado da Saúde, a partir de 26 de outubro de 2021, com o desafio de conduzir a Pasta no enfrentamento e combate à pandemia da Covid-19 e dar continuidade a ampliação da oferta de serviços, com qualidade, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Secretaria Extraordinária de Assuntos Parlamentares – Darci Martins Coelho
Darci Coelho é o novo secretário de Assuntos Parlamentares — Foto: Divulgação
Natural de Porto Franco (MA), nascido em 1940, Darci Martins Coelho é graduado em Direito, tendo exercido diversos cargos notórios na carreira jurídica. Foi o primeiro vice-governador do Tocantins (1989-1991), na gestão de Siqueira Campos, deputado federal por cinco mandatos e titular de diversas pastas em administrações estaduais e da Capital. No governo do Tocantins ele exerceu os cargos de secretário de Segurança Pública, Esporte e Turismo, entre outros.
Secretaria da Indústria – Carlos Humberto Duarte de Lima
Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva, secretário de Indústria do Tocantins — Foto: Governo do Tocantins/Divulgação
Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva é casado, pai de três filhos e exerce o cargo de Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. Engenheiro Civil graduado pela Universidade Católica do Estado de Goiás (PUC Goiás) e pós-graduado em Gestão Empresarial, comandou o comercial do grupo empresarial de concessionárias em Palmas e Gurupi.
Empresário desde 1993, Carlos Humberto ocupou cargos em instituições representativas e trabalhou defendendo os interesses da classe empresarial no Estado. Atuou na vice-presidência do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins (Sinduscon-TO). Entre os anos de 2005 e 2006 assumiu o posto de presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Atualmente, estava presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins.
Agência de Tecnologia da Informação – Marco Aurélio Giralde
Marco Aurélio Giralde é analista de sistemas e servidor de carreira do governo na área de tecnologia da informação. Teve passagens pela Secretaria de Segurança Pública e pelo Tribunal de Justiça do Tocantins onde atuou neste setor. Ele colaborou na elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública. Também foi Secretario de Informática do Tribunal Regional Eleitoral em um cargo de comissão. No TJ, contribuiu ainda no processe de implantação do e-Proc, o sistema online de acompanhamento processual, nas primeiras varas judiciais a receberem o novo sistema.
Agência Tocantinense de Transportes e Obras – Ruberval Sousa de França (interino)
A Ageto vai ficar sob o comando de Ruberval Sousa interinamente. Ele era vice-presidente da agência durante a gestão de Juliana Passarin, que pediu demissão no começo da semana. O novo gestor vai dar seguimento a obras como a ponte sobre o rio Tocantins, em Porto Nacional e as reformas de rodovias estaduais.
Secretaria da Educação, Juventude e Esportes – Danilo de Azevedo Costa (interino)
Após a saída de Adriana Aguiar, a Secretaria de Educação fica sob o comando do secretário-executivo da pasta, Danilo de Azevedo Costa. Ele foi nomeado para esta função em março deste ano. Antes disso, trabalhou no Ruraltins onde foi diretor de Empreendedorismo Rural. Ele vinha tocando projetos relacionados a educação ambiental e combate a queimadas dentro da estrutura da secretaria. Agora, fica responsável por organizar o retorno das atividades presenciais nas escolas e a implantação do novo ensino médio no próximo ano.