O Conselho Estadual de Educação (CEE) publicou o edital número 01, divulgado no Diário Oficial do Tocantins número 6.281, com a Chamada Pública para a seleção de Docentes da Educação Superior para o ingresso no Banco de Avaliadores da Educação Superior (Baes), do Sistema de Avaliação da Educação Superior Presencial e a Distância e da Educação Básica (Saesb-TO), cujas inscrições estão sendo realizadas de 13 de março a 23 de abril e poderão ser feitas no portal www.cee.to.gov.br.
A seleção é destinada a docentes da educação superior com vínculo institucional que atuam no ensino público e privado e tem por objetivo verificar a qualidade dos cursos da educação superior vinculados ao Sistema Educacional de Educação.
O Banco de Avaliadores visa legitimar a participação da comunidade acadêmica no processo de avaliação dos cursos de graduação das instituições de ensino superior, bem como aprimorar os aspectos democráticos de seleção de avaliadores, para a composição de comissões de avaliação externa in loco.
Entre os critérios exigidos estão: possuir diploma de graduação reconhecido, possuir diploma de cursos de mestrado ou doutorado reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ter no mínimo um ano de experiência em docência na educação superior.
Após o processo de seleção, os professores classificados participarão de uma capacitação, que abordará normas e legislações pertinentes à avaliação externa in loco da educação superior, procedimentos e critérios de atuação das comissões, o uso dos instrumentos de avaliação, entre outros assuntos. O curso será realizado de forma híbrida e com a possibilidade de oferta da carga horária presencial em três polos, Gurupi, Araguaína e Palmas.
De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado está prevista para ser publicada até o dia 19 de maio, e a capacitação está marcada para acontecer no mês de junho.