A Controladoria-Geral do Estado do Tocantins iniciou nesta segunda-feira, 27, nova etapa de capacitações, desta vez com a realização de oficinas dedicadas ao aprimoramento processual das demandas de controle interno. Servidores da Secretaria da Fazenda (Sefaz) foram os primeiros a receber o treinamento, que prioriza o atendimento de poucos servidores por vez, ampliando o nível de aprofundamento do aprendizado e da troca de informações.
Na abertura das atividades, na sala de reuniões do setor de controle interno, o gestor da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, destacou a importância da aproximação e da troca de conhecimento com os órgãos e entidades por meio dessa política.
Para o gestor, essa aproximação ajuda a instrumentalizar o processo de controle na gestão estadual. “Embora a Controladoria esteja à frente dessas demandas, cada pasta atua como sua própria unidade de controle, portanto, é uma parceria. Por isso, é fundamental que os técnicos de cada uma dessas pastas estejam bem capacitados e alinhados com a Controladoria, que precisa cumprir as diretrizes dos órgãos de controle externo, sobre as quais orientamos”, explica o gestor.
Na ocasião, o superintendente de Gestão e de Ações de Controle Interno, Benedito Martiniano da Costa Neto observou que as capacitações buscam sanar demandas do setor. “Estamos tratando nessas oficinas dos maiores gargalos identificados tanto pela própria CGE, como pelas demais pastas, e por meio de treinamento buscamos superá-los para que tenhamos mais eficácia e eficiência frente aos desafios”, destaca o superintendente.
A oficina foi conduzida pelo assessor de controle interno, José Batista de Lima Filho e as gerentes de Orientações e Normas da CGE-TO, Elaine Cristina Zanetti Avelino, e a de Auditoria em Governança e Gestão Administrativa Monnike Rebouças.
Participaram da oficina, as técnicas da Sefaz – a gerente-geral de Administração, Ana Clara Rocha Costa; a economista Simara Miranda; a responsável pelo setor de Compras, Riselma Pereira da Silva -, e o técnico Fábio Rogério de Lima, administrador, que atua no setor de controle interno da pasta.