Os pontos de maior frequência de moradores nas regiões de Taquaruçu, Taquaralto e Taquari receberam a aplicação da sanitização na noite desta segunda-feira, 08, em Palmas. Simultaneamente, outras sete cidades no interior, onde há unidades do Corpo de Bombeiros Militar, também executaram o procedimento.
A Operação Fora Covid, lançada ano passado, é um dos planos do governo do Tocantins, por meio do CBMTO e Defesa Civil Estadual, no combate à pandemia do novo coronavírus.
Os bombeiros militares utilizam bombas costais na aplicação do hipoclorito de sódio com água, aspergindo o produto em bancos de praças públicas, calçadas de agências bancárias, pisos e corrimão de feiras livres, pontos de ônibus, e outros.
“Essa ação tem uma grande eficácia, pois com o uso da bomba costal ela fica mais rápida, mais precisa e mais econômica”, destacou o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.
As aplicações são diárias e foram retomadas na sexta-feira, 05, envolvendo os bombeiros militares também das cidades de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Colinas do Tocantins, Araguaína e Araguatins.
“É importante frisar ainda que esta é uma ação secundária, de reforço. A prevenção primária e mais eficaz é o ato de usar máscara, álcool em gel e evitar a aglomeração”, relatou o coordenador-adjunto.
Segundo o tenente-coronel Alves, “as aplicações não têm data para terminar”. “Com os casos de covid-19 em alta novamente, essa é uma forma encontrada de contribuir com a higienização dos pontos mais frequentados pela população. Com esse produto a gente desinfeta os locais e dá fim a bactérias, fungos e vírus, afastando dos moradores a possibilidade até de outros males”, concluiu Alves.
Crédito: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Legenda
Foto 02 e 03 – Aplicação de produto sanitizante ocorre em palas e nas cidades do interior do estado
Foto 04 – Tenente-coronel Alves (D), acompanha o trabalho das equipes na aplicação do produto
—