A última turma a passar pelo banho com o caminhão de combate a incêndio é de Palmas, ligada à Academia de Formação de Bombeiros Militar. A cerimônia ocorreu na noite desta quarta-feira, na sede do Quartel do Comando-Geral, reunindo pais, amigos, parentes e autoridades.
A cerimônia ainda premiou os três alunos destaques da turma.
“O PROEBOM mudou minhas expectativas de futuro, pois abri mais a minha mente sobre como ser uma pessoa que anda da forma certa e a dar bons exemplos para meus amigos. Deu muita vontade de ser um militar. Vou lutar para, no futuro, ser um bombeiro”, contou Levi Martins de Souza, 14 anos.
A adolescente Beatriz Batista Pereira, também de 14 anos, também diz ter saído totalmente diferente de quando entrou no PROEBOM, em 28 de fevereiro. “Mudei muito meu comportamento com o Projeto. Vou levar para minha vida os ensinamentos de como salvar vidas e apagar incêndio. São coisas que me ajudam muito. Até ensinei outras pessoas como fazer a manobra de desengasgo”, afirmou.
Em 2023, o Projeto Bombeiro Mirim atendeu adolescentes em Palmas (48), Porto Nacional (44), Araguaína (63), Araguatins (41) e Gurupi (54). Todos com idade entre 12 e 14 anos, sendo contempladas com ensinamentos sobre mudança de caráter, disciplina, civismo e hierarquia, primeiros socorros, e muitos outros temas relacionados ao dia a dia do bombeiro militar.
“Tenho certeza que todas as crianças que entraram no PROEBOM em 28 de fevereiro, saíram agora com outro pensamento e formação, e a família sentiu essa mudança de hombridade, de sentir que tem os deveres a cumprir. Nossa intenção é encaminhar esses adolescentes para a sociedade e assim serem excelentes profissionais no futuro”, destacou o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, Chefe do Estado-Maior e subcomandante do CBMTO.
Um dos idealizadores do PROEBOM no Tocantins é o coronel Thiago Franco Santana, diretor do Projeto, que tem acompanhado a evolução do método junto aos alunos e com a inclusão de novas Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros Militar no interior do estado. “Fico feliz em ver o resultado do Projeto, com centenas de adolescentes formadas. A gente ouve muitos relatos positivos que os pais dão, mostrando a mudança de comportamento dos filhos. Isso é gratificante e a gente quer levar essa ideia para todas as Unidades Operacionais do CBMTO”, afirmou.
Crédito: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins