Com o objetivo de promover o conhecimento em torno da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); facilitar o convívio e a inclusão de pessoas com necessidades especiais auditivas no atendimento em saúde, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando Curso de LIBRAS para servidores da área.
O curso é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Palmas, por meio do Senac Línguas e oferece 8 vagas para formar profissionais da SEMUS que vão tratar diretamente com situações em que a atuação de um tradutor em LIBRAS seja necessário.
“Esta é mais uma parceria que irá trazer excelentes resultados! Volto a frisar que é mais uma ação que engloba todo um trabalho voltado para uma gestão humanizada. Quando um paciente portador de surdez chegar até nossa rede de saúde, que são nossas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA), entre outros locais, estaremos prontos para prestar o atendimento com a qualidade e o carinho que ele merece. Se trata de inclusão e de comprometimento com todas pessoas da nossa comunidade, com a construção de uma sociedade integrada”, destacou a prefeita Josi Nunes.
Os profissionais de saúde escolhidos para participar da ação passaram por todo um processo de seleção que levou em conta aspectos como territorialização, a área que este profissional está inserido, para melhor contemplar o município como um todo. Tudo oferecido de forma gratuita.
“Para mim é muito bom! Porque como agente de saúde vejo esta necessidade deste público em se comunicar com os atendentes, médicos e enfermeiros de forma mais adequada. Então agora eu vou ter a oportunidade de aprender para prestar este serviço, de trazer mais clareza na interação com o público surdo-mudo. Orientando em todos os pontos do atendimento, junto com o paciente, como intérprete. Sem falar que a inclusão é fundamental, porque ela é um direito que o cidadão tem vai exercer com potência agora”, disse Maria Ferreira da Conceição, agente de saúde selecionada para participar do curso.
O secretário de saúde, Sinvaldo Moraes esclareceu como o serviço de intérprete de LIBRAS irá funcionar na saúde municipal.
“Os pacientes são atendidos pela rede por meio de agendamento, nas unidades de saúde, Policlínica, CAPS, Clínica da Mulher, exceto a UPA. Então, estes pacientes com a necessidade de intérprete sendo agendados, o profissional capacitado em LIBRAS da SEMUS será imediatamente direcionado a ele. Estamos com a expectativa que estes atendimentos começam dentro de um prazo de no máximo 3 meses, quando os servidores já tiverem realizado a primeira etapa do curso, o Livre Básico”, explicou o secretário.
O curso terá duração de um ano e está dividido em módulos: Livre Básico, Intermediário e Avançado, sendo feito de modo online. Os profissionais que completarem receberão um certificado de intérprete de LIBRAS. Nesta primeira etapa, entre os profissionais selecionados estão técnicos de enfermagem, agentes de saúde e assistentes sociais.
“Hoje no município de Gurupi nós temos em torno de 80 cidadãos portadores de necessidades especiais auditivas. Então, nós nos preocupamos na assistência que deve ser prestada a estes pacientes na rede de saúde do município e esta parceria vem justamente para capacitar nossos profissionais, para que eles prestem assistência de maior qualidade a este cidadão que procurar nossa rede. Então estes profissionais que se formarem neste curso serão também multiplicadores de cidadania”, frisou Cejany Rodrigues, diretora de atenção básica e vigilância em saúde da SEMUS.