logo

Damaso vota a favor de proposta que torna permanente o Pronampe

????????????????????????????????????

Damaso vota a favor de proposta que torna permanente o Pronampe

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) a proposta que torna permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), criado para socorrer o setor durante a pandemia de Covid-19. A medida consta do Projeto de Lei 4139/20, do Senado. Devido às mudanças feitas pelos deputados, o texto seguirá para nova votação pelos senadores.

O texto aprovado autoriza a prorrogação das parcelas vencidas e a vencer dos empréstimos concedidos até 31 de dezembro de 2020. Essa prorrogação será por até um ano, prorrogando-se por igual período o prazo do parcelamento.

Segundo o texto, a taxa máxima de juros para os novos empréstimos muda de Selic mais 1,25% para Selic mais até 6%, aplicável às operações contratadas a partir de 1º de janeiro de 2021. A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia definirá a taxa e o novo período de funcionamento do programa.

Para os empréstimos contratados em 2021 no Pronampe, o limite individual de contratação, estipulado em 30% da receita bruta anual, terá como referência desse cálculo o maior faturamento dentre os anos de 2019 e 2020.

A favor da matéria, o deputado Osires Damaso (PSC/TO) elogiou o Pronampe e que deve ser permanente, uma vez que cerca de nove milhões de micro e pequenas empresas são responsáveis por 55% dos empregos formais no Brasil. “As micro e pequenas empresas são grandes responsáveis pela geração de emprego e movimentação da economia brasileira e o setor precisa desse benefício”, disse.

(Com informações da Agência Câmara)


 
 
Resultado de imagem para câmara dos deputados
Deputado Federal Osires Damaso
Assessoria de Imprensa
Brasília: Cidiane Carvalho
(61) 3215-1474 / 99154-7993
* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.