A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros, iniciou nesta segunda-feira, 10, e segue até quarta-feira,12, o curso de Brigada de Combate as Incêndios Florestais, com a carga horária de 24 horas, sendo 8 horas de teorias e 16 horas de práticas.
A formação está sendo ministrada pelo Capitão Marcos Dourado do Corpo de Bombeiros Militar, ele conta que a capacitação tem a finalidade de formar e treinar os profissionais atiradores do tiro de guerra, para atuarem no campo e na cidade na prevenção e combate às queimadas.
O curso conta com o módulo 1 – capacitação e formação de grupo de trabalho; módulo 2 – conceitos, definições e métodos de extinção nos incêndios florestais; módulo 3 – técnicas e táticas de combate aos incêndios florestais; módulo 4 – equipamentos utilizados e EPI’s no combate aos incêndios florestais; e o módulo 5 – legislação aplicada aos incêndios florestais. Também sobre os primeiros socorros aplicados à realidade dos brigadistas florestais.
Além das aulas teóricas, também será realizada aulas práticas, no qual serão ministrados diversos simulados de exercícios de combate ao incêndio, para que desta forma, os futuros brigadistas possam compreender, bem como, atuar durante possíveis situações de emergência na vida real.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Ronivon Maciel expressou a necessidade de ter políticas públicas de saúde, educação, entre outros segmentos, mas também de dar atenção ao meio ambiente.
Marcílio Alves Parente, Secretário da Secretaria da Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, explicou a importância do curso para a cidade de Porto Nacional e distritos. “A partir de maio começa o período seco, muitos focos de incêndio acontecem neste período, os que estão participando do curso vão poder combater e ficar à disposição da cidade para qualquer situação emergencial”, contou o secretário.
Ao fazer uso da palavra, o chefe da instrução do Tiro de Guerra 11-005 Graduação: Subtenente, Fábio Eduardo, disse sobre a satisfação em ajudar o município, “desde combate à queimada, até a vacinação, qualquer tipo de calamidade, o exército vem para defender nosso território e apoiar à população”, frisou o Subtenente.
Participaram da abertura, o Tenente Coronel José Batista Freitas Junior do 5° BPM ( Batalhão da Polícia Militar); o Capitão Marcos Dourado do Corpo de Bombeiros Militar; o Subtenente- Fábio Eduardo do TG- 11005- Tiro de Guerra; o Alcides Serpa, Secretário de Produção e Desenvolvimento Econômico; a Rosangela Mecenas, Presidente da Câmara; Pim Junior, Vereador, Fábio Rodrigues, Comandante da Guarda Municipal e o Eduardo Benvindo, Diretor da Secretaria do Meio Ambiente.
Por Dandara Maria Barbosa/Ascom
Fotos: Dornil Sobrinho