Jornalistas tocantinenses serão homenageados pelos deputados estaduais em sessão solene na próxima quinta-feira, 7, quando comemora-se o dia da categoria. Durante a sessão, agendada para as 15h no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), serão homenageados jornalistas em atividade e falecidos.
O Dia do Jornalista é uma das datas comemorativas permanentes na Casa. A iniciativa partiu da deputada Solange Duailibe, que teve um projeto de resolução de sua autoria aprovado em 22 de junho de 2004.
A solenidade tem apoio do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor-TO) e, para esta edição, está prevista a veiculação de um vídeo com profissionais que faleceram nos últimos dois anos, leitura do perfil dos homenageados atuantes e alguns discursos.
Serão laureados seis profissionais por serviços prestados ao jornalismo tocantinense: Cíntia Abreu, Rogério Tortola, Gil Correia, Fred Alves, Pedro Barbosa e Wanja Nóbrega.
Os homenageados in memoriam serão Hércules Dias, Otávio Barros, Nogueira Júnior, Nilo Alves, Kibb Barreto, Carlos Furtado, Anésio Júnior, Verônica Dantas e Dennis Tavares.
Origem
O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) com o objetivo de homenagear Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e a favor da independência do Brasil.
Médico e jornalista, Badaró foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por inimigos políticos. No entanto, só em 1931, cem anos depois do acontecimento, surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser o Dia do Jornalista.