O protagonista é aquele que constrói a sua narrativa, é um líder, um jovem mobilizador da sua comunidade, além de carregar o potencial de transformar realidades, cativar pessoas, mudar histórias e ampliar visões de mundo. A partir desses conceitos, o Governo do Tocantins desenvolveu a primeira edição do Projeto Jovens Protagonistas. Após as fases de seleção e capacitações, sete jovens tocantinenses concluíram todas as etapas e foram reconhecidos em cerimônia no Palácio Araguaia, nesta quinta-feira, 16.
O evento foi marcado pela representatividade da juventude tocantinense. A jovem de 18 anos, Lavínia Tavares, reuniu grandes sucessos da música brasileira em sua apresentação para marcar o protagonismo feminino. O evento teve ainda a participação da cantora Letícia Gomes, jovem que protagonizou a sua história quando se tornou uma das finalistas do Canta Tocantins das Escolas Estaduais, projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação. Os jovens indígenas Akwe Xerente também fizeram parte desse momento e mostraram a valorização dos saberes e experiências, utilizando do cântico e da dança para demonstrar a força da luta e resistência, através da juventude.
O evento também foi marcado por uma batalha de rimas com os jovens Eduardo Lima, o MC Magrin; MC Melquezede e João Victor, o MC menor, que contagiaram o público com o tema juventude, direitos e protagonismo. A cerimônia de certificação contou ainda com as apresentações da cantora Malusa e a performance do professor de teatro e coral, Hellyson Miranda. A certificação teve com a participação de gestores de esporte e juventude de todo o Tocantins.
Anderson Martins foi escolhido por votação popular como o Jovem Protagonista do Tocantins. O araguainense procura democratizar através do Projeto Respira, o acesso de jovens adolescentes das escolas estaduais às práticas de yoga, ampliando a saúde mental e física por meio de acolhimento, atividades que impulsionem o autoconhecimento e técnicas de exercícios de autocuidado. O jovem foi premiado com um cheque simbólico que representa o Fundo Semente no valor de R$ 5 mil. “O nosso projeto vai passar por várias escolas de Araguaína com a intenção de promover saúde, qualidade de vida, bem-estar e falar de saúde mental”, disse.
O Marcos Vinicius, de Palmeirante, tem 26 anos e foi um dos finalistas com o Projeto Cerrado em Ação. A ideia surgiu a partir da preocupação do jovem, de ajudar as famílias que passam por vulnerabilidade social. O projeto conta hoje com 11 voluntários. Muitas ações já foram realizadas como a distribuição de cestas básicas e o Natal Solidário, que sempre conta com a participação da população e já beneficiou as comunidades de Colinas, Goiatins e Palmeirante. “O Projeto Jovens Protagonistas mostrou que não é só a gente que se preocupa com o outro, ou que tem empatia e amor pelo próximo. Vivemos em um mundo cheio de ódio, mas sabemos que tem jovens que amam o próximo”, destacou.
Com o intuito de expandir o esporte em Formoso do Araguaia, há 8 anos, a Izabela Cristina, de 27 anos, juntamente com outras colegas, fundaram o Projeto Damas da Bola. Atualmente, o grupo é formado por 30 mulheres. A atleta também resumiu como foi participar dos Jovens Protagonistas. “Esse projeto foi de suma importância para toda a juventude tocantinense”.
Sobre o projeto
O Projeto Jovens Protagonistas é desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude, e foi lançado em 2022 para beneficiar os jovens com uma capacitação on-line sobre políticas públicas de juventude, protagonismo juvenil e elaboração de projeto-ação de transformação social. Também objetiva fazer com que qualquer jovem tocantinense que tenha liderança e que desenvolva alguma ação social, esportiva, cultural ou ambiental no seu município seja reconhecido e amplie suas ações.
A primeira edição contou com as participações de jovens de várias partes do Tocantins, de 15 a 29 anos. Sete jovens concluíram todas as etapas e foram titulados como Jovens Protagonistas dos seus municípios. Marcos Vinicius, de Palmeirante, do Projeto Cerrado em Ação; Alice Rocha, de Porto Nacional, do Projeto Distribua Perseverança; Giovanna Fonseca, de Taguatinga, do Projeto Apae Noel; Izabela Cristina, de Formoso do Araguaia, do Projeto Damas da Bola; Júlia Guilherme, de Brejinho de Nazaré; Vitória Alves, de Tocantinópolis, do Projeto Eco Bike; e Anderson Martins, de Araguaína, do Projeto Respira, foram reconhecidos pelo comprometimento e transformação social desenvolvidos em suas comunidades.