Nessa terça-feira, 15, o Ecotime do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) iniciou as atividades 2022 com adesão de novos membros e planejamento de ações para a nova etapa de incentivos a contribuições ambientais que contam com o envolvimento dos servidores do órgão nas propostas da Agenda Ambiental do Naturatins (A2N).
A arquiteta do Naturatins, Nilza Verônica Campos, destaca melhorias adotadas e campanhas que precisam ser continuadas. “Conquistas como sensores de presença para acionar e desligar a iluminação das escadas e gerar economia de energia, a Geladeiroteca para incentivo à leitura e outras ações que contemplam datas comemorativas e o calendário ambiental são alguns dos resultados obtidos com apoio do Ecotime”, pontua.
A sensibilização ambiental foi o foco das propostas apresentadas para o plano de ações 2022 e a partir desta reunião, os membros do Ecotime vão concentrar esforços na organização da semana de atividades da programação que será oferecida em comemoração ao Dia da Mulher. “Hoje, a equipe enfatizou a importância da continuidade de campanhas como da retirada definitiva do uso de copos descartáveis nas dependências do órgão. Tratamos ainda da inovação da programação para celebrarmos com segurança o Dia da Mulher atendendo os protocolos de distanciamento”, reitera Maria Alice Reis, educadora ambiental do Instituto.
Após elaboração da minuta da portaria que nomeia os membros, a nova composição do grupo será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Outra pauta do encontro, foi a conclusão do Plano de Plano de Trabalho e Termo de Adesão entre o Naturatins e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), que renova a parceria do Naturatins com o programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). “Recebemos novos membros na composição do Ecotime e iniciamos o planejamento de ações com sugestões inovadoras e ideias criativas que são muito importantes para desenvolvermos um trabalho significativo, voltado para o bem-estar do servidor e que coloca em prática nossa contribuição para o meio ambiente”, comenta Ana Cláudia Rodrigues, técnica ambiental do órgão.
Ecotime
O Ecotime é formado por servidores voluntários que adotam o senso de pertencimento e se comprometem a dar seguimento às iniciativas ambientais propostas pelo grupo dentro do setor que atuam. Estimulam ainda ações, projetos e atividades para promover a mudanças de hábitos face aos impactos no meio ambiente provocados por atividades administrativas ou operacionais. Os membros do Ecotime, que são nomeados através de portaria, são responsáveis pela implementação de atividades da A2N, em consonância com a A3P.