O candidato do Podemos, Eduardo Siqueira Campos, foi eleito prefeito de Palmas neste domingo, 27, com , depois de uma longa campanha com primeiro e um segundo turno inédito na capital do Tocantins. Será a segunda vez que vai administrar a Capital.
Eduardo ainda se tornou o prefeito eleito com a maior votação da história do Estado com os 78.673 votos que recebeu, 8.989 a mais que sua concorrente, Janad Valcari (PL), que fez 69.684. O prefeito eleito teve 53,03% dos votos contra 46,97% para a liberal. Eduardo Siqueira Campos foi o segundo prefeito de Palmas (1993 a 1996) e teve uma longa e sólida carreira política como deputado federal, senador, secretário de Estado e deputado estadual.
Em 2014, ele se elegeu deputado estadual, cargo para o qual ele foi reeleito em 2018. Em sua última passagem pela Assembleia (2019-2022) enfrentou problemas de saúde e anunciou que estava deixando a política. O agora prefeito eleito surpreendeu ao rever a decisão no início do ano passado de pendurar as chuteiras para tentar voltar ao comando do governo de Palmas.
Ele, então, ingressou no Podemos. Depois se aliou ao pastor Amarildo Martins e conseguiu o apoio do Agir, que indicou seu vice, o pastor Carlos Eduardo Velozo. Porém, Eduardo tinha apenas 35 segundos de tempo de rádio e TV e precisou focar sua campanha nas redes sociais, debates, entrevistas, reuniões e caminhadas.
Do outro lado estava a mais poderosa máquina eleitoral já construída em Palmas, com mega estrutura, cerca de 5min26s de rádio e TV, e apoio de governador, dois senadores, vários deputados federais, 17 deputados estaduais, mais de metade da Câmara da Capital, secretários de Estado e os mais prestigiados líderes de bairro. Essa força tremenda levou Janad a eleger 16 dos 23 vereadores no primeiro turno — o agora prefeito eleito conseguiu fazer só dois parlamentares.