Em audiência da Saúde na Aleto, Zé Roberto Lula questiona sobre vacinação lenta no Tocantins
Nesta quinta-feira, 29, o Tocantins tem 4,98% da população imunizada contra a Covid-19 e 10,56% tomaram a primeira dose da vacina e durante a prestação de contas da Saúde do Estado na Assembleia Legislativa do Tocantins ( Aleto) o deputado estadual Zé Roberto Lula (PT) questionou o gestor da Pasta sobre o Tocantins figurar entre os cinco estados com menor taxa de vacinação no país.
“Estamos passando por um momento difícil e dentro do assunto de uma apresentação da prestação de contas da saúde a gente não tratar do Covid é impossível e sobre a vacinação no Tocantins porque é tão lenta e o que podemos fazer para acelerar”, questionou o deputado Zé Roberto ao secretário estadual da Saúde, Edgar Tollini.
Em resposta, o gestor falou das dificuldades em encontrar os indígenas e relatou que quatro mil e trezentos receberam a primeira dose e três mil, a segunda. Falou ainda que as empresas contratadas teriam cometido falhas e responsabilizou os prefeitos pela suposta demora em buscar as vacinas. “Alguns municípios não buscaram [as vacinas] por duas semanas”, disse Tollini, sem mencionar quais.
Pior gestão
O deputado mencionou dados de diversos países em situação econômica melhor e pior que o Brasil e relatou que todos estão em situação melhor que o Brasil. “Essa semana saíram vários estudos e todos eles colocam o Brasil na pior gestão da pandemia que teve no mundo e a culpa de tudo isso é culpa do louco e irresponsável, que é o Bolsonaro, na condução do nosso país”, alertou o parlamentar.
O secretário chegou a comentar sobre a falta de envio, pelo governo federal, de kits de intubação e a falta de sequência na compra, em tempo hábil, das vacinas para os brasileiros e brasileiras.
“Espero que aquela CPI [do Covid no Senado] nomeie e encaminhe a punição desses irresponsáveis, que foi a maior tragédia do nosso país. Vi o relator pedindo informação de dados de Fake News porque isso que tem a ver com a destruição do país. As mentiras foram espalhadas, as ações não foram tomadas e hoje estamos nessa tragédia sem luz no fim do túnel”, finalizou o deputado Zé Roberto.