Em busca de recursos para fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), os secretários de Estado da Saúde, Carlos Felinto e Luciano Lima cumprem agenda em Brasília (DF), nos dias 28 e 29 de novembro. Na Capital federal, os gestores tiveram reunião no Ministério da Saúde (MS) e com parlamentares tocantinenses, onde foram debatidos investimentos na assistência especializada, de competência da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e no fortalecimento dos municípios.
“Fomos recebidos pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, com quem alinhamos mais apoio financeiro do Governo Federal para o Estado do Tocantins, em 2024, para que possamos ampliar nossos serviços e garantir uma saúde pública cada vez melhor para nossa população. Estamos confiantes com o alinhamento que fizemos e, seguiremos na busca do fortalecimento do SUS tocantinense, conforme determinação do governador Wanderlei Barbosa. Vale lembrar que este fortalecimento perpassa pelas parcerias com os municípios e, por isso, os colocamos em pauta também”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O secretário-executivo da SES-TO, Luciano Lima, pontuou a agenda com os parlamentares. “Temos a felicidade de contar com uma bancada federal atuante no que tange aos investimentos em saúde pública, exemplo disso foram os mais de R$ 87 milhões destinados no mês de agosto deste ano. Isso sem dúvida faz toda a diferença na vida de quem precisa dos serviços de atenção especializada, os quais competem à gestão estadual ofertar”.
As reuniões dos secretários também tiveram um debate específico em torno das cirurgias eletivas. “Nosso intuito é seguir batendo os recordes que o Estado do Tocantins tem conseguido na realização de cirurgias eletivas. São mais de 28 mil vidas transformadas desde o início da gestão Wanderlei Barbosa, sendo mais de 16 mil só em 2023. Para isso, buscamos aporte financeiro com este foco, para que este recurso aliado ao empenho das nossas equipes da Secretaria, que tem mostrado sua eficiência e em conjunto com os municípios parceiros, possamos ampliar esta oferta em 2024”, destacou Carlos Felinto.
Acompanha os gestores na agenda institucional, a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto.