logo

Em Gurupi, Agentes Comunitários de Saúde são efetivados e Prefeitura anuncia pagamento do piso salarial nacional

[wpusb]

Na tarde desta terça-feira, 23, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Gurupi, nomeados no final de 2023 (incluir link do release anterior) após anos de luta pela inclusão da categoria nos serviços públicos, assinaram o termo de posse durante solenidade no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha.

Durante o evento, os profissionais também receberam mais uma boa notícia: a partir do mês de maio irão receber o piso salarial nacional da categoria, que atualmente corresponde ao valor de dois salários mínimos ( R$ 2.824).  Conforme explicou a secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes, para chegar ao valor do piso, o Município pagava uma gratificação, no entanto a partir de agora a realidade será diferente.

“A partir de maio, estamos implementando o pagamento baseado no piso salarial em vez de como complemento, o que representa uma evolução nos direitos desses profissionais, especialmente no cálculo dos benefícios de aposentadoria. Isso significa que seus benefícios serão calculados sobre um salário mais justo, proporcionando uma melhoria significativa quando forem aposentar”.

Além disso,  com a assinatura do termo de posse, os 215 ACSs estão formalmente efetivados. “ Com a assinatura deste termo, agora estamos concretizando esse sonho, essa luta de mais de 10 anos pleiteada por esses profissionais, isso em menos de três anos e meio de gestão, nós conseguimos fazer a efetivação e conquistar alguns direitos para a categoria”, enfatizou a prefeita Josi Nunes.

O presidente do Sindicato Estadual dos Agentes de Saúde e Endemias da Região Sul e Sudeste, Joel Barbosa, ressaltou o compromisso da gestão em atender os anseios dos ACSs.

“A Prefeita de fato abraçou essa causa, nos ouviu, nos apoiou e mostrou que realmente é um compromisso de sua gestão valorizar o servidor e hoje estamos aqui comemorando juntos essa conquista”, evidenciou.

Entenda

Há mais de 10 anos os ACSs aprovados em processo seletivo no Município lutavam pela inclusão da categoria na estrutura administrativa e efetivação. Em setembro de 2023 a Prefeitura de Gurupi, por meio do decreto nº 1.107/2023, nomeou os profissionais e incluiu a categoria nos serviços públicos de Gurupi.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.