Escola agrícola de Porto Nacional (TO) recebe oficinais culturais e fotográficas
Iniciativa da ONG ImageMagica explora temas de relevância em suas comunidades por meio da fotografia
Foto: Divulgação/IMM
A fotografia transforma as pessoas e permite que enxerguem o mundo com mais sensibilidade, unindo arte e educação na mesma ferramenta. Buscando ampliar a percepção de estudantes e jovens de comunidades rurais, o Projeto Biblioteca do Olhar chega na Escola Família Agrícola, de Porto Nacional (TO), entre os dias 02 e 13 de maio. A iniciativa é apresentada pelo Ministério do Turismo e ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
VALORES DO CAMPO
Por meio das atividades do projeto, os participantes aprenderão técnicas de fotografia e refletirão sobre temas de relevância para a comunidade e que fazem parte do contexto de vida rural, proporcionando o despertar da autoestima e a capacidade de enfrentar desafios pessoais e profissionais dentro de suas realidades. Mais do que registros de momentos, os estudantes aprendem que a fotografia é um instrumento de transformação social – de si e do mundo.
CIRCUITO CULTURAL
Na prática, acontecerá um circuito cultural em que os alunos fotografam e criam legendas sobre os temas discutidos. Nesse momento, os participantes poderão enaltecer o orgulho de pertencer à sua comunidade capturando momentos e situações que valorizem a cultura do campo, trazendo um olhar único. Os professores da escola também participam das ações educativas, refletindo sobre o uso da fotografia em suas disciplinas e o poder que as imagens têm de contar histórias.
INTERCÂMBIO DE OLHARES
Para que os resultados da iniciativa cheguem ainda mais longe, serão feitas exposições abertas com as fotos produzidas pelos alunos. Além disso, haverá uma cerimônia de celebração com todos os participantes para finalizar o projeto.
PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DA COVID-19
Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.
Serviço
Data: 02 a 13 de maio
Local: Escola Família Agrícola
Endereço: KM 03 Rodovia To 255, s/n – Zona Rural, Porto Nacional – TO, 77500-000
Sobre a ImageMagica: Fundada pelo fotógrafo e empreendedor social André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento humano por meio da fotografia. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu entorno e, assim, transformarem a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 400 mil olhares transformados com projetos realizados em 19 países. Saiba mais em: https://imm.ong/
ANA REIS |
Assistente | núcleo comunicação e marketing
|
+55 (11) 93074-7844
|
anareis@imm.ong
|