logo

Escola aposta em Semana de Letramento Digital no retorno das aulas não presenciais

Com o retorno das aulas da rede estadual de ensino para os estudantes da 1ª série e 2ª série do ensino médio, o Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, de Araguaína, apostou na realização da Semana de Letramento Digital, com o objetivo de apresentar as ferramentas digitais e suas utilidades no processo educacional no panorama da pandemia Covid-19.

A coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Ana Amândia, destacou que as ferramentas digitais já estão presentes na vida dos estudantes, mas eles não tinham o hábito de usar essas ferramentas no seu processo de formação. “A sala virtual é a nossa sala de aula nova, com a diferença de que não estamos nos encontrando pessoalmente, mas estamos em contato e, a partir dessas ferramentas, podemos desenvolver novas habilidades de aprendizagem”.

Ela disse ainda que “no início da pandemia começamos a nos preparar para o uso das tecnologias. Tivemos as formações com o grupo gestor, depois com os grupos de áreas de conhecimento. Quando vieram as aulas da 3ª série, fomos descobrindo as fragilidades e nos readequamos. E uma das coisas que percebemos era que precisávamos formar os estudantes para o uso dessas ferramentas”, frisou.

Além da abordagem sobre as ferramentas digitais, a unidade de ensino abriu as atividades na segunda-feira, 10, com orientações gerais sobre como se portar nesse novo momento. Até quinta-feira, 13, serão realizadas as seguintes oficinas: Oficina sobre uso da plataforma e Google Forms; Oficina sobre aplicativos educacionais e Oficina Tira-Dúvidas. A sexta-feira será direcionada para os estudantes responderem ao questionário diagnóstico que está sendo distribuído pela escola.

De acordo com o professor de Física, Wênio da Silva Castro, o uso das tecnologias abre novas visões de mundo para os estudantes. “O novo sempre assusta, mas depois eles receberam bem a ideia do uso das tecnologias como ferramenta de ensino. Creio que é uma revolução na vida dos estudantes, que se adaptam dentro desse cenário para alcançarem novas oportunidades a partir do domínio tecnológico”, ressaltou.

Para a aluna da 1ª série do Ensino Médio, Yskarlleyt Nicolle Brito, a realização das oficinas ajuda na aproximação dos estudantes com as tecnológicas, que hoje são as principais ferramentas de interação com os professores. “Como nunca tínhamos vivido algo parecido, eu tinha um pouco de medo do resultado das aulas não presenciais e participando das oficinas pude conhecer as ferramentas e agora estou mais tranquila”, pontuou.

Fotos: Reprodução/Governo do Tocantins

Foto 01 – Oficinas on-line trabalham o uso das tecnologias como ferramenta de aprendizagem

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.