Objetivo do governo é monitorar o uso dos recursos hídricos na região. As informações servem como instrumento de planejamento, monitorando a qualidade e quantidade da água.
Uma plataforma de coleta de dados foi instalada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) na bacia hidrográfica do rio Manoel Alves. O objetivo do governo é monitorar o uso dos recursos hídricos na região. Com essa instalação, o Tocantins passou a ter 45 estações de monitoramento espalhadas pelos rios.
As plataformas geram dados sobre nível, vazão e chuva das bacias. As informações são enviadas via satélite para a Agência Nacional de Águas (ANA) e para a Sala de Situação da Semarh.
Essas informações servem como instrumento de planejamento a curto, médio e longo prazo, monitorando a qualidade e quantidade da água. A rede começou com sete estações.
“A nossa meta é colocar no mínimo uma estação de monitoramento de quantidade e qualidade de água em cada sub-bacia. A previsão é que a partir do próximo ano a gente consiga alcançar essa meta”, disse o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo.
Ainda conforme a secretaria, as informações possibilitam ao órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos mais segurança para permitir o uso da água das bacias do estado. “Afinal, só é possível fazer uma boa gestão se tiver G1 Tocantins.