Com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes em áreas do conhecimento interdisciplinares, a equipe do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, pertencente à Superintendência Regional de Educação (SER) de Dianópolis, criou o podcast “Abner Cast”, voltado para o universo tecnológico e suas transformações socioculturais. As ações para o lançamento do informativo foram realizadas com atividades em sala de aula e pesquisas de campo, além do ambiente escolar.
Durante o mês de agosto, na disciplina de Trilha de Linguagem: Empreendedorismo módulo 06, após leituras, debates, construção de mapas mentais e aulas interativas, a professora Laina Matos Tavares trabalhou com os estudantes temáticas envolvendo o mercado de trabalho e decidiram criar o podcasts, com entrevistas com pessoas da comunidade, envolvendo temáticas diversificadas, como cultura, exercício da cidadania, tecnologias, entre outros assuntos.
Para a produção dos conteúdos, um grupo de alunos da 3ª série do ensino médio realizou pesquisa na cidade, sobre as mudanças tecnológicas que influenciaram positivamente ao longo dos anos e como os comércios locais têm se adequado a uma nova demanda tecnológica, com a crescente necessidade de programadores de sistemas, uma profissão que despertou o interesse dos alunos.
Em um primeiro episódio de uma série de entrevistas com empreendedores locais, os estudantes entrevistaram o empresário Neri Xavier, trazendo para a pauta a importância das tecnologias em seus comércios, os pontos positivos que a profissão de programador trouxe para seu estabelecimento e a necessidade desses profissionais nesta área de atuação.
Após a entrevista e edição do podcast, com o auxílio da professora, os estudantes fizeram a edição do material e disponibilizaram para acesso de outros jovens por meio das plataformas digitais, como Youtube, grupos de WhatsApp, em formatos de vídeos e áudios.
Segundo a professora Laina Matos Tavares, com a ação os estudantes desenvolveram habilidades e competências importantes para a aprendizagem. “Foi extremamente gratificante ver o engajamento, amadurecimento e comprometimento dos alunos com as atividades e seu o desabrochar do seu espírito de jovem protagonista”, frisou.
A estudante Gabriela Silva de Macedo, da 3ª série do ensino médio, enfatizou a importância das aulas. “Os conteúdos agregam muito valor a nossa formação. Os podcats tiveram grande relevância na absorção dos conteúdos, visto que aprendemos de forma divertida e dinâmica, e a possibilidade de ouvir alguém com experiência de anos no mercado de trabalho, foi bastante enriquecedor”, pontuou.
A diretora da unidade escolar, Marizete Cardoso, destacou que esse tipo de atividade fomenta o protagonismo juvenil e contribui para a formação de cidadãos críticos e participativos. “Mobilizar a inteligência e a imaginação dos alunos através de processos lúdicos e estimular o desejo de novas leituras e produções orais e escritas é fundamental para desenvolver o hábito e a apreciação pela leitura”, ressaltou.