Os estudantes do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas, comemoraram os 100 anos da Semana da Arte Moderna no Brasil. Foram realizadas, nos períodos da manhã e tarde desta quarta-feira, 15, apresentações de dança, música, recital de poesias, além de desfiles com caracterizações que marcaram o início do período, em 1922.
As aulas de Arte receberam um toque a mais de antiguidade. Desde fevereiro deste ano os alunos estudam sobre artistas como as pintoras Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e o compositor Heitor Villa-Lobos. Pinturas feitas pelos estudantes foram expostas no pátio da unidade, além de realizarem oficinas de aprendizagem e seminários.
O estudante Gabriel Marques de Miranda, de 15 anos, está na 1ª série do Ensino Médio e declamou, em inglês, um poema de Mário de Andrade. O motivo de recitar em outra língua foi para incentivar os colegas a pesquisarem sobre o assunto. “Eu estudei bastante, mesmo assim senti um frio na barriga. Para mim foi um trabalho de imersão, já que analisamos vestimentas e músicas da época”, expressou.
A professora de Artes, Regina de Assunção Gomes, uma das educadoras que esteve à frente do projeto, lembrou que a Semana de Arte Moderna ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial e foi o marco oficial do Modernismo no Brasil. “O mais importante é fazer com que o aluno resgate o passado. Eles puderam se expressar por meio dos desenhos e seminários”, explicou.
Crédito das fotos: Mari Rios/Governo do Tocantins