As unidades escolares da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Pedro Afonso desenvolvem um trabalho focado nas escolhas dos próprios estudantes e seu protagonismo. Dessa forma, é que ocorrem a seleção das disciplinas eletivas e Trilhas de Aprofundamento, como Itinerários Formativos que levam aos alunos do ensino médio a aprofundarem os conhecimentos de maneira democrática e dinâmica.
A Escola Estadual Alfredo Nasser, de Bom Jesus do Tocantins, trabalha com a disciplina eletiva Agro +, com os estudantes das turmas de 1ª e 2ª séries do ensino médio. Nessa eletiva, o objetivo é construir um processo de ensino e aprendizagem capaz de aplicar e desenvolver saberes e práticas agrícolas que permitam compreender os problemas socioambientais, buscando utilizar uma agricultura de base ecológica e sustentável.
No transcorrer das aulas de da eletiva Agro +, os estudantes executam atividades como a construção de horta escolar, com o intuito de conhecer e compreender e adotarem as práticas de composturas de material orgânico e outras ações na escola, em casa e na comunidade sobre práticas que valorizem e preservem o meio ambiente.
A concretização dos projetos ocorrem por meio visitas dos estudantes a hortas existentes na comunidade, demarcação de horta escolar, coleta de adubos, além do plantio de alface, berinjela, tomate, pepino, pimentão, jiló, quiabo, abóbora, couve, cebolinha, salsa e coentro.
O estudante Denilson dos Santos Lopes comenta sobre a ação desenvolvida na disciplina eletiva. “Estou aprendendo muito sobre as plantas e como cuidar bem delas. Minha escolha dessa disciplina ocorreu, primeiro porque eu gosto muito de hortas, e segundo, porque aqui na escola há espaços suficientes para desenvolver essa temática”, ponderou.
O projeto da horta escolar, também está sendo desenvolvido no Colégio Cristo Rei, em Pedro Afonso, na Trilha de Aprofundamento de Ciências da Natureza: Agronegócio e Agricultura Familiar. A intenção é promover o desenvolvimento local, com a execução de atividades criativas que proporcionem a melhoria da qualidade de vida da população estudantil.
As ações desenvolvidas compreendem estudos sobre agrotóxicos e produtos ligados ao agronegócio no Brasil, a preparação do solo, plantio, manejo, além da colheita de hortaliças, as quais estão sendo utilizadas para diversificar a alimentação escolar.
Para o superintendente Regional de Educação, Neurisvaldo Rodrigues de Amorim, “o dinamismo que os Itinerários Formativos proporcionam aos estudantes reforça o Projeto de Vida e o processo de Ensino Aprendizagem em nossas escolas”, finalizou.