O ‘Encanto do Natal’, promovido pelo Governo do Tocantins, teve início nessa terça-feira, 10, na Ala Sul do Palácio Araguaia. Entre as apresentações, destacaram-se as dos estudantes da rede estadual de ensino que integram projetos de música e dança desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), como a Orquestra Sinfônica de Cordas Vila União e o Balé Popular do Tocantins.
De acordo com a titular da Seduc, Adriana Aguiar, o espaço para a apresentação dos estudantes é uma forma de valorizar o trabalho desenvolvido nas unidades de ensino. “Esse é um espaço de valorização dos nossos estudantes, para se mostrar os talentos descobertos nas escolas. São muitos talentos descobertos que nós fomentamos e valorizamos”, destacou.
Para o governador Carlesse, que fez a abertura oficial do evento, o Natal é tempo de celebrar a paz e o amor, e essa cantata desperta esse espírito no seio das famílias. “Com a proximidade desta data tão importante para os cristãos, as pessoas se preparam para celebrar, e o que queremos com essa cantata é despertar ainda mais esse clima no nosso povo tocantinense com músicas que remetem às festas natalinas”, ressaltou.
Instrumentista da Orquestra Sinfônica de Cordas Vila União, Érika Maria da Silva Claro, do 6º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Vila União, frisou que o momento é de partilha de bons sentimentos. “Quando eu subo ao palco, é um momento de pura alegria e é essa alegria que eu divido com quem assiste às apresentações. A música toca o sentimento das pessoas”, ressaltou.
A estudante Sara Guedes, do Colégio Cívico-Militar – Unidade II, é uma das bailarinas do Balé Popular do Tocantins. Ela esteve na Praça dos Girassóis acompanhada pela mãe, a designer de modas Renata Sorray, que falou da alegria em ver a filha no palco. “Acho incrível a iniciativa do Governo, especialmente com o balé, porque é um incentivo muito importante para a arte nas escolas. Eu me sinto privilegiada”, pontuou.
A professora da rede municipal de ensino, Janete Fernandes, acompanhou as apresentações e, emocionada, falou sobre a alegria em partilhar da beleza do espetáculo. “Eu achei muito interessante, pois incentiva o jovem, a cultura, despertando o interesse pelas artes. E o Natal traz esse espírito de amor e eles conseguiram transmitir muito bem essa mensagem, nos tocam, nos emocionam”, ponderou.
As apresentações, alinhadas com a beleza das luzes que iluminam a Praça dos Girassóis, e especialmente o Palácio Araguaia, são um verdadeiro encanto para os olhos e acalento para o coração. Ainda na noite de abertura oficial das atividades, as crianças receberam o Papai Noel, que chegou de helicóptero.
Encanto do Natal
As apresentações do Encanto do Natal seguem nesta quarta-feira, 11, e na sexta-feira, 13. Corais e grupos musicais de escolas e outras entidades apresentarão canções típicas natalinas. As apresentações da Cantata de Natal serão realizadas a partir das 18h30. Para esta quarta-feira, estão previstas apresentações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas, do Balé Popular do Tocantins, do músico Tiago Mangela, da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Igreja Presbiteriana Deus Conosco e do Coral do Instituto Federal do Tocantins.