logo

Exército e Polícia Militar participam de campanha de doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário que salva vidas, e essa foi a forma escolhida pelo 22º Batalhão de Infantaria (22° BI) e da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO), para fazer parte das comemorações do Junho Vermelho, uma campanha nacional que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. Com a pandemia pela Covid-19, os bancos de sangue de muitos estados tiveram redução significativa nos estoques e no Tocantins a queda foi cerca de 30%. Para reverter a situação, contar com entidades voluntárias faz a diferença e na terça-feira 16, os soldados do  22º Batalhão fizeram doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A ação foi seguida pela PM que iniciou sua participação da ação nos centros de coleta do Hemocentro.

A gerente técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas, Eveline Ávila, explica que ações como essa acontecem anualmente e que o Exército e a Polícia Militar são parceiros antigos da Hemorrede Tocantins. “Seja por iniciativa deles ou nossa, sempre podemos contar com a colaboração de ambos. E neste momento de pandemia, em que nossos estoques estão bastante reduzidos, poder contar com essa parceria é fundamental”, destacou. Eveline explica ainda que os cuidados foram redobrados, tanto com os doadores quanto com os servidores da Hemorrede. “As instituições que estão participando da semana do doador de sangue,  estão fazendo coletas agendadas e fracionadas em dias alternados, com a finalidade de atender todos os candidatos evitando aglomerações”, pontuou.

O chefe da assessoria de comunicação da PMTO, Major Cleiber Levy, falou da importância de participar da ação. “O Projeto PM Amigo Sangue Bom surgiu dessa parceria da PM com o Hemocentro para atender essa escassez, que muitas vezes o hemocentro sofre devido a ausência de doadores. A PM têm em seu quadro vários policiais militares que já são doadores regulares e a intenção é expandir o número de doadores para que possamos auxiliar ainda mais a sociedade a se recuperar em situações como essa”, disse. O capitão PM Átila Azevedo, foi um dos voluntários que realizou a doação nesta quarta-feira. “O ato de doar sangue é um gesto de humanidade. Nós doamos vida e isso é muito importante pois as vezes temos familiares ou amigos em situações de necessidade de sangue e assim ajudamos o próximo”, afirmou.

Coletas Programadas no Junho Vermelho:

13 a 19/06/20 – Catedral de Palmas
Horário: 8h às 18h
15/06/20 – Conselho Regional de Farmácia do Tocantins
Horário: 8h às 12h
17 a 19/06/20 – Polícia Militar
Horário: 8h às 12h

Sugestão legenda: Fotos: 


Foto 1: Cerca de 53 soldados se candidataram a doação de sangue e cadastro de medula óssea (Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins)

Foto 2: Polícia Militar segue com as doações até sexta-feira 19 (Crédito da foto: Divulgação PM)


* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.