A fim de promover a conscientização ambiental sobre os prejuízos dos incêndios florestais à biodiversidade, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) é parceiro do Projeto Foco no Fogo, uma iniciativa do Governo do Tocantins executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e colaboração de mais de 30 instituições. Iniciadas neste mês, as palestras educativas são realizadas nas escolas das zonas urbana e rural e consistem na primeira etapa do projeto.
A participação do Naturatins se dá por meio da Gerência de Fiscalização. A fiscal ambiental Vângela Azevedo, a partir da sua experiência docente, promove diálogo importante com os estudantes sobre a preservação ambiental, a riqueza da biodiversidade de fauna e flora dos biomas presentes no território tocantinense e os riscos advindos do mau uso do fogo. E, ainda, aborda especificidades da atuação do Instituto como o licenciamento, a qualidade ambiental, fiscalização, assim como aspectos acerca das Unidades de Conservação estaduais.
“São 32 instituições participando do projeto Foco no Fogo. Nesse primeiro momento da ação, estamos percorrendo escolas tanto da rede municipal como estadual, dialogando com os estudantes sobre os riscos e as medidas de prevenção das queimadas irregulares e consequentemente os incêndios florestais”, pontuou Vângela Azevedo, que esta semana ministrou palestras em Nova Rosalândia, Pugmil, Monte Santo, Tabocão e Itaporã. Outro aspecto destacado pela fiscal ambiental é a adequação da linguagem e conteúdo conforme o público.
Até o final deste mês, acontece esta primeira etapa do projeto que consiste na visita às escolas com ações direcionadas ao público infantojuvenil. A partir de maio, o Foco no Fogo inicia o período de visitas às propriedades rurais.