logo

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas debate participação da iniciativa privada em estratégia de baixas emissões

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas debate participação da iniciativa privada em estratégia de baixas emissões
 
Iniciativa privada manifestou interesse em participar da Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável
*Luíza Caetano/Governo do Tocantins

Os integrantes do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas (FEMC) se reuniram virtualmente nesta quinta-feira, 29, em Reunião Extraordinária, para apreciar a manifestação de interesse da iniciativa privada em participar da estratégia de baixas emissões Tocantins Competitivo e Sustentável. No último dia 16, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) já havia realizado um encontro com o grupo Energisa Tocantins para apresentar e propor a liderança da estratégia na pactuação com o setor privado, o que foi muito bem aceito.

A diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Marli Santos, fez uma breve apresentação da estratégia e mostrou os pontos que a mesma tem a intenção de cumprir. Além disso, o diretor presidente do grupo Energisa Tocantins, Alessandro Brum, explicou como a instituição já lida com o meio ambiente e como poderá contribuir com a execução dos trabalhos da estratégia.

A reunião do Fórum contou também com a participação de representantes dos estados do Pará e do Mato Grosso, que apresentaram as estratégias Amazônia Agora e PCI/MT, respectivamente, projetos de desenvolvimento de baixas emissões em execução que já possuem bons resultados.

Finalizando a reunião, a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, que preside o FEMC, agradeceu a contribuição dos colegas do Pará e do Mato Grosso, além do interesse que todos demonstraram para obter os melhores resultados neste projeto, como o grupo Energisa. “A partir do que vimos sabemos das dificuldades e principalmente a importância dessa estratégia, já que em tão pouco tempo de prática nos outros estados os resultados foram significativos. A intenção do Governo do Tocantins é tornar o projeto Tocantins Competitivo e Sustentável uma realidade referência na região Norte”, destacou.

Tocantins Competitivo e Sustentável

O objetivo da estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável é promover o desenvolvimento socioeconômico e competitivo do Estado do Tocantins, com uso racional de recursos naturais, respeito às próximas gerações e melhoria da qualidade de vida de sua população. A estratégia irá colocar o Estado como referência na região Norte do Brasil em produção sustentável de alimentos e produtos da sociobiodiversidade, além de delinear o desenvolvimento de baixas emissões no Tocantins baseado em 4 eixos: econômico, social, ambiental e infraestrutura, até o ano de 2040.

*Estagiária sob supervisão de Camila Mitye

Fotos:
* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.