Goiás marca presença na maior festa sertaneja do Brasil. A 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos ocorre de 15 a 25 de agosto, no Parque do Peão, em Barretos (SP), e pela primeira vez contará com a ExpoGoiás, projeto do Governo do Estado que reúne as principais potencialidades goianas. A novidade tem como objetivo atrair visitantes, apresentar oportunidades de negócios a empresários e expor os atrativos que caracterizam Goiás, sempre com foco no desenvolvimento do estado.
Ao longo dos dez dias de festa, a organização espera receber cerca de 900 mil visitantes. Quem passar pelo espaço da ExpoGoiás vai poder colocar “um pé na roça”, com os mais tradicionais pratos culinária goiana, como a famosa galinhada com pequi, o empadão goiano, pamonhas, doces cristalizados, pastelinho de Goiás e outras delícias da terra. Os queijos e vinhos finos são duas das atrações de maior sucesso da ExpoGoiás, atraindo as atenções do público, pela qualidade desses produtos reconhecidos e premiados internacionalmente.
Além da gastronomia, quem visitar o estande da ExpoGoiás em Barretos terá em mãos todas as informações acerca das regiões turísticas do estado, e um contato direto com o melhor artesanato goiano espalhados por todo o espaço.
As novas Rotas Turísticas do estado têm atraído turistas de diversas regiões do Brasil. Durante a ExpoGoiás em Barretos, o consultor e técnico em Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo d´Ávila Ferreira, levará consigo histórias e todo um conjunto material das 12 regiões turísticas, desde a Região do Ouro, Região Vale do Araguaia e Terra Ronca, até o Caminho de Cora Coralina, entre outras, apresentando uma verdadeira viagem pela cultura e belezas do Cerrado.
Os produtos tradicionais da cidade de Goiás, a antiga capital do estado, os caminhos rurais e de enoturismo da Rota dos Pireneus (cidades de Corumbá, Cocalzinho e Pirenópolis) não poderiam ficar de fora da ExpoGoiás em Barretos.
A chef Juliana Barroso estará à frente das experiências gastronômicas. “Para a festa de Barretos, teremos uma degustação de caldos tradicionais, panelinhas e pamonhas, reconhecidas como as melhores do Brasil. Tudo será produzido na ExpoGoiás e finalizado junto aos participantes”, frisa. A chef comenta ainda que, por onde passa, as degustações da ExpoGoiás superam todas as previsões iniciais, com cerca de três mil visitantes, um verdadeiro sucesso para todo paladar.
Goiás: potência do Agronegócio
O agronegócio goiano é uma potência nacional. Com alta produtividade e tecnologia de ponta para o campo, Goiás empregou mais de 1 milhão de pessoas no setor em 2023 – maior patamar dos últimos 11 anos, de acordo com o primeiro boletim sobre o Mercado de Trabalho do Agronegócio em Goiás, publicado pelo Instituto Mauro Borges. Os dados mostram a evolução do setor no estado entre os anos de 2012 e 2023 e englobam os três níveis principais do agronegócio: primário (produtores rurais, agricultores e pecuaristas); secundário (agroindústrias e produtores de insumos); e terciário (cadeia de distribuição, comércio e serviços).
Por sua vez, a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), aponta que Goiás tem o terceiro maior rebanho bovino do país, com 24,4 milhões de cabeças registradas em 2022. O estado também ocupa a terceira posição entre os maiores produtores de grãos do país na última safra, segundo levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A proposta da ExpoGoiás é mostrar ao público que Goiás é uma das melhores opções no país para morar, trabalhar, investir e passear. Polo nacional do turismo de negócios, centro cultural do universo sertanejo e potência do agronegócio nacional, o estado tem se destacado nos últimos anos por avanços históricos nos índices de segurança pública.
Vida segura
A segurança pública é prioridade em Goiás. Dados do Observatório da Segurança Pública do Estado mostram redução de 92% no roubo de cargas, 34% no roubo de veículos e 33% no roubo a transeuntes. O número de feminicídios diminuiu 31%, enquanto o roubo a residências caiu 14% e as tentativas de homicídio caíram 10%. Os dados são referentes ao primeiro trimestre de 2024, comparados ao mesmo período de 2023.
A maior percepção de segurança também é sentida pela população. Juntas, a certeza da tranquilidade e o alto padrão da qualidade de vida fazem de Goiás um lugar especial.
Sobre a Festa de Barretos
Organizada pelo Os Independentes, a Festa do Peão de Barretos surgiu em 1956 e neste ano chega em sua 69ª edição. A festa é o maior evento do gênero da América Latina e acontece em uma área de mais de 2 milhões de metros quadrados, com infraestrutura completa para receber todos os atrativos, incluindo o mais tradicional rodeio do país.
A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos terá cinco palcos com mais de cem shows musicais, rodeios, apresentações culturais, feira comercial e, claro, o melhor que Goiás tem a oferecer!
O evento espera cerca de 900 mil visitantes em 11 dias de festa. A tradição e a cultura sertaneja ganham destaque nos concursos da Queima do Alho e de Berrante, além das apresentações artísticas e culturais durante toda a programação.
Serviço:
Estande de Goiás na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos
Data: de 15 a 25 de agosto
Local: Parque do Peão de Barretos – Rod. Brigadeiro Faria Lima, Km 428 – Zona Rural, Barretos – SP, CEP 14780-970
Assessoria de Imprensa:
Interativa Comunicação
Guilherme Melo: (62) 98101 4197