Três cursos superiores foram renovados por meio de decretos do governador Mauro Carlesse nesta sexta-feira, 26O Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 26, vai trazer três decretos do governador Mauro Carlesse em que ele renova o reconhecimento dos cursos de graduação de Odontologia, Administração e Engenharia Civil da Universidade de Gurupi (Unirg).
O curso de Odontologia foi renovado por um período de quatro anos pelo Decreto nº 5.935, de 26 de abril de 2019. O decreto entrou em vigor na sua data de publicação, produzindo efeitos a partir de 19 de julho de 2018.
Já os cursos de Administração e Engenharia Civil foram renovados por um período de três anos (Decretos nº 5.932 e nº 5.934, respectivamente, ambos de 26 de abril de 2019). O decreto do curso de Administração entra em vigor na sua data de publicação, produzindo efeitos a partir de 19 de julho de 2018; enquanto o do curso de Engenharia Civil já entra em vigor e produz efeito a partir da sua data de publicação.
Os atos de renovação dos cursos ocorreram após pareceres positivos do Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE-TO).
Universidade
O ato que trouxe o credenciamento da instituição junto ao Sistema Estadual de Ensino e a sua transformação em Universidade de Gurupi, de fato e direito, foi assinada pelo governador Mauro Carlesse no mês de setembro de 2018.
Com a transformação em universidade, a Unirg passou a gozar do mesmo status de outras instituições como a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), conquistando autonomia em termos de ensino, pesquisa e extensão, dentre outros benefícios.
Antes de se tornar universidade, a Unirg era um Centro Universitário. Ela é uma instituição pública de ensino superior mantida pela Fundação Unirg e é considerada a maior instituição de ensino superior da região sul do Tocantins, com mais de 4.200 alunos matriculados em 16 cursos.
Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Legenda: Cursos da Unirg foram renovados por meio de decretos do governador Mauro Carlesse.