Fabrício Oliveira da Silva, 36 anos, mora no assentamento Belo Progresso, município de Pequizeiro, e está participando do curso de Temperos Caseiros, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Gerência de Inclusão Produtiva da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). “Quero aprender e ensinar para outras pessoas, penso que vai me dar uma boa renda”, afirmou.
Nesta semana, da segunda-feira, 6, até a sexta, 10, serão atendidos os municípios de Pequizeiro, Presidente Kennedy, Marianópolis e Maurilândia.
São ofertados três cursos para cada município. Em Pequizeiro, estão sendo ministrados os cursos de Temperos Caseiros, Cabeleireiro e Panificação. Em Presidente Kennedy são os cursos de Design de Sobrancelhas, Cabelereiro e Temperos Caseiros. Já em Marianópolis as capacitações são para Kits de Bebês, Tranças e Penteados. Em Maurilândia são ofertados Panificação, Design em Sobrancelhas, e Maquiagem e Bronzeamento.
A escolha dos cursos é feita por demanda dos municípios, e cada curso atende até 20 pessoas.
As donas de casa Nilselia Rodrigues da Silva e Luziane Cardoso da Silva Mendes moram no assentamento Província, localizado em Pequizeiro e estão participando dos cursos de Cabeleireiro e Panificação, respectivamente. Elas aproveitaram a ocasião para agradecer ao Governo do Tocantins e a prefeitura pela oportunidade dada:
“Quero ser cabeleireira e estou aperfeiçoando a profissão para ter uma renda melhor e sustentar minha família. Agradeço a oportunidade”, disse Nilselia.
“O curso de Panificação está muito bom, estamos aprendendo muitas coisas que não sabíamos e creio que vai dar para melhorar nossas rendas e ter uma vida melhor. Agradeço ao Governo do Tocantins e a prefeitura pelos cursos”, afirmou Luziane.
Somente nesta semana, mais 240 famílias estão podendo aproveitar os cursos da Inclusão Produtiva, desenvolvendo uma profissão por meio dos 12 cursos ofertados nos quatro municípios, segundo o gerente da Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota Martins.
De janeiro a outubro de 2023, já foram atendidos 20 municípios com os cursos profissionalizantes, capacitando 1.121 pessoas.
O gestor da Setas, Jonis Calaça reforça a importância das ações e programas do Governo do Tocantins que favorecem a inserção das pessoas no mercado de trabalho, por meio de um emprego formal ou do empreendedorismo. “O Governo do Tocantins promove as capacitações com objetivo de apoiar o desenvolvimento profissional das famílias tocantinenses, gerando oportunidades para que tenham uma renda extra e melhoria de vida”, destaca o secretário.
Capacitações
Ofertados pelo Governo do Tocantins em parceria com as prefeituras municipais, as capacitações acontecem nos prédios das secretarias municipais, salões de igrejas, espaços físicos das câmaras municipais, entre outros, e são voltadas para agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, jovens e adultos, micro e pequenos empresários, famílias atendidas pelos programas de transferência de renda e organizações da sociedade civil.
Inclusão Produtiva
A inclusão produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária.
Público alvo
Participam dos cursos, famílias oriundas dos Programas de Transferência de Renda, tais como Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, Auxílio de Benefícios Eventuais e Beneficiários do CadÚnico.