Por meio do Instituto Natureza do Tocantins tem intensificado as ações de fiscalização em todo o Estado para garantir a proteção dos recursos pesqueiros durante a Piracema, período fundamental para a reprodução dos peixes, conforme regulamentado pela Portaria nº 215/2024. A Operação Piracema 2024/2025 conta com uma abordagem estratégica, que inclui blitzes educativas, ações repressivas, orientações aos pescadores e à população em geral, com o intuito de coibir práticas ilegais e reforçar a conscientização sobre a importância do cumprimento das normas ambientais.
As equipes de fiscalização finalizaram mais uma etapa da Operação Piracema, as ações resultaram na apreensão de 450 metros de redes de emalhar e na aplicação de uma multa no valor de R$ 100.000,00.
O gerente de fiscalização do Naturatins, reforçou que essas ações são essenciais para garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros no Estado e proteger a biodiversidade aquática durante a Piracema. “O cumprimento das normas estabelecidas pela Portaria nº 215/2024 é fundamental para a preservação das espécies e o equilíbrio dos ecossistemas. Nossa equipe está empenhada em realizar as ações fiscalizatórias e em promover a conscientização ambiental, para que todos compreendam a importância de preservar os nossos rios e a fauna local. A colaboração de toda a comunidade, especialmente dos pescadores, é fundamental para o sucesso dessa operação e para a manutenção da riqueza pesqueira do Tocantins”.