O Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), marcou presença nesta quarta-feira,16, na Conferência Internacional – Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), em Palmas.
O evento, promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pelo TCE-TO, com apoio da Fundação Dom Cabral, teve o objetivo de dar sequência às discussões já iniciadas sobre a construção de capacidades institucionais e a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Ellen Amaral, esteve presente na Conferência, reforçando o compromisso da Semarh com o tema central do evento. Ellen Amaral destacou a importância de fortalecer as ações de gestão ambiental no estado, integrando as políticas públicas locais às diretrizes globais de sustentabilidade. “Esta conferência tem importância estratégica para a discussão sobre sustentabilidade, enfrentamento às mudanças climáticas e fortalecimento da capacidade institucional com vistas ao alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável no Tocantins”, ressaltou a diretora Ellen Amaral.
O tema central desta Conferência foi apresentado pelo professor sênior Alexandre Hedjazi, da Universidade de Genebra e coordenador do Centro de Excelência em Cidades Sustentáveis da ONU. Este encontro contou com a presença de autoridades brasileiras e internacionais, além de gestores públicos, acadêmicos e representantes da sociedade civil.
O evento faz parte das atividades do T20, um grupo de engajamento vinculado ao G20, que reúne centros de pesquisa e especialistas de diversos países para discutir soluções concretas frente aos grandes desafios globais, com foco no desenvolvimento sustentável.