No último dia 09, o economista da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Marcondes Martins, participou de uma audiência pública realizada pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados. A pauta da reunião foi voltada para discutir alterações legislativas para incentivar o setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto da reindustrialização brasileira.
A audiência contou com a participação de especialistas, autoridades e representantes do setor, que debateram a necessidade de incentivos e instrumentos adequados para o fortalecimento da política industrial. O debate foi o ponto de partida para a elaboração de um estudo que visa contribuir para o projeto de reindustrialização.
Com a criação do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), o Tocantins tem trilhado o caminho para a industrialização. Entre parceria com entidades de apoio à inovação e mudanças nas políticas públicas, os resultados já podem ser sentidos na economia tocantinense.
O reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, elogia as ações da gestão estadual, mas também aponta para a necessidade de uma mobilização dos diversos atores envolvidos. “Eu vejo, obviamente, com bons olhos as iniciativas do Governo do Estado que estão ligadas a fomentar a atividade de pesquisa e inovação, elas são importantes. Mas é necessário que a gente consiga aproximar os pesquisadores e os doutores das universidades para nos auxiliarem”, explica.
Bovolato ainda ressalta que, para além das ações à nível nacional, é importante fortalecer o setor dentro do Tocantins para que as ações possam, de fato, gerar resultados. “Com recurso e fomento, podemos catalisar as ações do Estado nessa vertente da reindustrialização, da economia verde, da descarbonização e também nessa questão de semicondutores, que são questões estratégicas dentro do processo de industrialização”, conclui o reitor.
Parceiro da Sics em importantes projetos como o Tocantins Mais Produtivo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) comentou a atuação do Governo do Estado na promoção da inovação e disseminação de tecnologias. “A inovação está no DNA do SENAI e ao atuarmos com o apoio de parceiros como o governo estadual, por meio da Sics, que entende e incentiva a importância da pesquisa e da disseminação de tecnologias, há um ganho considerável para todo o estado, especialmente para o setor industrial que caminha para a indústria 4.0 no Tocantins. As ações propostas pelo Governo somam ao desenvolvimento e merecem nosso reconhecimento como instituição disseminadora de inovação”, disse a diretora regional do SENAI/TO, Márcia Rodrigues.
Para o secretário Carlos Humberto, o Pics é a materialização do compromisso do Governo do Estado. “O Pics é importante, pois ele contempla a ampla necessidade de fomentar a industrialização, sendo que um dos pilares que sustentam o Programa é a inovação e tecnologia. A Sics tem trabalhado com parcerias estratégicas para impulsionar e fortalecer o ecossistema tecnológico e inovativo, visando sempre o desenvolvimento do Tocantins”, explica o secretário.