O evento, realizado na Embaixada do Brasil em Portugal, propôs a integração entre os trades nacional e internacional e networking com investidores, e promover investimentos no potencial turístico dos estados presentes na BTL.
Para o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, a presença do Tocantins reforça o compromisso do Governo do Estado na promoção turística. “Temos visto uma estrutura que tem responsabilidade com sustentabilidade, que é algo importante para o público europeu. O Brasil veio muito forte para Portugal neste momento e isso é um recado que estamos preparados para receber os novos turistas”, revelou ao mencionar que Portugal é estratégico para o crescimento do turismo no Brasil, pois representa uma porta de entrada e saída de toda a Europa”.
Já o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, que já morou no Tocantins, frisou que a rodada de negócios serviu como uma vitrine do Tocantins para os novos investidores, garantindo discussões construtivas e parcerias promissoras entre o Estado e investidores estrangeiros. “Realmente, eu tenho uma ligação muito forte com o Tocantins. Eu conheço o Estado desde 1971 e sei das suas potencialidades. É um Estado que está preparado para crescer com o investimento internacional no turismo”, frisou o embaixador ao mencionar as belezas naturais do Estado, muito procuradas pelos europeus.
Durante o encontro, o secretário Hercy Filho demonstrou otimismo em relação às perspectivas de cooperação e colaboração entre o Tocantins e os investidores estrangeiros do trade em todas as sete regiões turísticas do Estado. “Essa é uma agenda super importante, pois estamos fazendo o Tocantins ser conhecido por todos os investidores do mundo, para que a gente possa atrair turistas para esse belo Estado, mostrar nossas riquezas naturais, nossas riquezas culturais. Estamos cumprindo com a determinação do governador Wanderlei Barbosa de fazer um trabalho que possa melhorar a renda e a vida das pessoas por meio desse vetor econômico que é o turismo”, completou Hercy Filho.