Governo promove campanha educativa em escolas para combater queimadas no Tocantins
Os estudantes participaram de uma blitz educativa, receberam material informativo e conheceram as ações promovidas pelo executivo estadual visando minimizar os danos ambientais e para a população neste período de estiagem.
O assessor de Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Fábio Alves Oliveira, falou para os educandos sobre a importância de cada um na preservação ambiental. “As queimadas afetam a fauna, a flora, as nascentes e acarretam uma perda da biodiversidade que acabam prejudicando todos nós”, destacou.
Para completar o recado, o tenente Borges, da Defesa Civil Estadual, lembrou que “proteger o meio ambiente é proteger nosso próprio lar. Os incêndios não só destroem a natureza, como afetam a nossa saúde e nossa qualidade de vida, além de ser um crime passível de multa e prisão”, frisou.
A aluna do Colégio Estadual Duque de Caxias, Ana Luísa do Nascimento Martins, de 14 anos, aprovou a iniciativa. “Eu nasci aqui em Taquaruçu e sempre que chega essa época me entristeço em ver a serra e as matas em chamas. Se tem queimada é porque alguém foi lá e colocou fogo. Acho muito importante que os jovens aprendam o quanto isso faz mal para nós mesmos e para o planeta”, avaliou.
Educação ambiental
Conforme a técnica de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Rose Ferreira, atividades educativas ligadas à conscientização ambiental são realizadas ao longo do ano nas unidades escolares da rede estadual.
“São abordadas temáticas como o uso consciente dos recursos naturais, sustentabilidade, assim como a prevenção e combate às queimadas, que no nosso estado são, em maioria, provocadas pela população. Ao sensibilizar o público estudantil, estamos formando cidadãos conscientes quanto aos danos desta prática criminosa. Eles também são importantes agentes multiplicadores desta ideia de preservação”, enfatizou Rose.
Como Denunciar
Na visita às escolas, a equipe representante do Comitê do Fogo também orientou os alunos sobre o disk denúncia. A diretora de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Karine Sotero Campos, explicou como a ferramenta funciona. “Qualquer pessoa pode denunciar os focos de incêndio. A denúncia é anônima e pode ser feita pelo whatsapp ou por telefone. As informações são repassadas ao Corpo de Bombeiros para que as equipes de brigadistas possam atuar o mais rápido possível evitado que o fogo se alastre”, afirmou.
Os alunos receberam cartilhas e passatempo para ajudar a esclarecer as dúvidas sobre o tema. Também foram distribuídos adesivos com os números para denúncias de focos de incêndio: 99988-0030, pelo aplicativo whatsapp, ou via ligação telefônica pelo número 0800 63 11 55.
—Sugestão de legenda:
(Crédito fotos: Elias Oliveira/Governo do Tocantins)
Foto 1 – Blitz educativa foi realizada em cinco escolas públicas do distrito de Taquaruçu
Foto 2 – Localizado em região de serras, Taquaruçu é um dos lugares que têm sofrido com os incêndios criminosos
Foto 3 – Alunos receberam material educativo e orientações de como denunciar os focos de incêndio