Candidatos a Guarda-vidas Civis finalizam nesta sexta-feira, 24, o Curso de Formação oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. As aulas começaram na última segunda-feira, depois de uma seleção por meio de testes físicos entre os candidatos às vagas abertas pela corporação. As aulas ocorrem nos Batalhões e Companhias do CBMTO.
Durante a semana, diversas aulas teóricas e práticas compuseram a programação da turma, que teve oportunidade de aprender sobre as mais variadas técnicas relacionadas à atividade de Guarda-vidas. Boa parte do tempo é na água, onde todo o aprendizado deverá ser colocado à prova.
Os Guarda-vidas Civis serão empregados em praias oficiais e áreas balneares particulares. Os que frequentam as aulas na capital, vão atuar em Araguacema, Miracema, Lajeado, Tocantínia, Rio dos Bois e Palmas. Os demais inscritos recebem as instruções nos Batalhões e Companhias do interior do Tocantins, e vão atuar em outras cidades na Temporada de Praia, em julho.
“Nas aulas práticas de salvamento aquático, propriamente, a turma viu conteúdos como emprego das técnicas corretas do uso de tubo de flutuação, atuação com e sem equipamento (Nadadeira e tubo de flutuação), nado de aproximação, nado reboque, tipos de pegada no afogado, técnica de retirada do afogado da água e a técnica de posição de segurança lateral direita, que ajuda a identificar as condições da vítima e que poderão exigir do guarda-vidas uma sequência de primeiros socorros, fundamentais para garantir a sobrevivência da pessoa”, pontuou o subtenente James Dias Pereira de Moura, um dos instrutores do curso.
A parte de primeiros-socorros ganhou aulas reforçadas na parte teórica e depois colocadas em prática no Lago de Palmas.
Paralelo a isso, houve também o ensinamento da Norma Técnica 34, editada mês passado, pelo Corpo de Bombeiros Militar, e que regem toda a sinalização de segurança nas Praias Oficiais e Áreas Balneares. “Os guarda-vidas civis devem se antecipar e trabalhar efetivamente a prevenção nas praias, ter um olhar diferenciado sobre os riscos, no trato com as crianças, idosos, locais com maiores profundidades. E a Norma Técnica 34 traz um conjunto de informações que fazem parte do curso e assim eles tenham condições de orientar o público e agir preventivamente”, argumentou Moura.
O curso ainda tem a participação da sargento Gabriela e do cabo Velasco como instrutores.
Crédito: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins