Muito além de homenagens, o Dia 7 de abril foi comemorado na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) com reconhecimentos aos jornalistas tocantinenses em atuação e também in memoriam. Em sessão solene, o plenário do Legislativo reuniu e relembrou membros da categoria na tarde dessa quinta-feira.
Presidida pelo presidente da Casa, deputado Antonio Andrade (Republicanos), a sessão abriu espaço para reconhecer o trabalho desempenhado pelos profissionais de imprensa do Estado. “É um dia para lembrarmos a importância do trabalho dos jornalistas no registro dos fatos cotidianos que desenham a nossa história, de uma democracia forte”, disse.
Na oportunidade, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins (Sindjor-TO), Alessandra Barcelar, lembrou os desafios enfrentados pela categoria. “Queremos pouco: reconhecimento, ferramentas para que consigamos fazer nosso trabalho da melhor forma possível, salário digno e valorização”.
Secretário de Estado da Comunicação, Luiz Celso de Barros Júnior falou em nome do governador Vanderlei Barbosa (Republicanos). Destacou a importância e a dedicação dos jornalistas que compõem o quadro do Governo, dos que se encontram nas redações e demais assessorias do Estado.
O jornalista gurupiense Gil Correia usou o plenário para falar em nome dos homenageados. Ele ressaltou o enfrentamento às fake news, às agressões e humilhações direcionadas aos jornalistas. “Os ataques a jornalistas aumentaram 105,77% em 2020, em relação ao ano anterior no país. Foram 430 casos oficialmente registrados contra jornalistas, contra a liberdade de expressão”.
Os parlamentares Professor Júnior Geo (PSC), Elenil da Penha (MDB), Amália Santana (PT) e Valderez Castelo Branco (Republicanos) usaram o plenário para homenagear os jornalistas.
“Vocês transformam pessoas cegas em pessoas que possam ver a sociedade como ela realmente é, para que possamos, de fato, fazer justiça”, reconheceu Geo.
“Sabemos da importância e da dedicação de todos vocês, especialmente os assessores, que se preocupam com a nossa imagem. Temos e podemos fazer muito pela categoria”, disse Elenil.
Homenagens
Foram contemplados com placas de homenagem os jornalistas Fred Alves, Cinthia Abreu, Gil Correia, Rogério Tortola, Wanja Nóbrega e os cinegrafistas Manoel Alves e Pedro Barbosa.
A homenagem aos jornalistas falecidos nos últimos dois anos foi efetivada com a exibição de um vídeo institucional, relembrando o trabalho dos profissionais Hércules Dias, Otávio Barros, Nogueira Júnior, Nilo Alves, Kibb Barreto, Carlos Furtado, Anésio Júnior, Verônica Dantas e Dennis Tavares.