logo

Hospital Regional de Dianópolis recebe oficina sobre diversidade e igualdade na saúde

Em busca de discutir a integralidade no atendimento e serviço prestado no Sistema Único de Saúde a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) tem promovido oficinas sobre Diversidade, Igualdade, Humanização e Inclusão na Saúde nas unidades hospitalares. Nesta semana, entre os dias 12 e 13 de junho a equipe multiprofissional da SES-TO esteve no Hospital Regional de Dianópolis para abordar o assunto.

Aproximadamente 50 servidores participaram da oficina que trouxe uma discussão sobre de que forma o preconceito e discriminação institucional podem ser determinantes na saúde, em especial na saúde mental dos trabalhadores e os prejuízos causados no atendimento da população. “Optamos por uma abordagem educativa, crítica e reflexiva não só trazendo conceitos como também ouvindo e trocando com a experiência dos trabalhadores a partir da realidade do seu serviço. Acreditamos que o diálogo coletivo é um dos caminhos para questionar e mudar a cultura que naturaliza comportamentos violentos no trabalho a fim de criar uma cultura de paz e respeito às diferenças, ressaltou a psicóloga e mediadora da oficina, Cristina Vasconcelos, servidora da Gerência de Regulação do Trabalho da SES-TO.

“Trazer a discussão da Diversidade na Saúde é fundamental para fortalecer a nossa prática enquanto trabalhadores do SUS, e repensar nosso fazer pautado nos princípios éticos e na inclusão dos diferentes sujeitos e modos de vida”, destacou a servidora do Hospital Regional de Dianópolis, Ivanize Fátima Giongo Sartori.

O diretor do Hospital Regional de Dianópolis ressaltou a importância do tema, “agradeço a SES-TO por oportunizar a abordagem dessa temática tão relevante aqui dentro da nossa unidade, com certeza após esses dois dias de encontro os servidores do hospital estão mais preparados para lidar com todas as diversidades e atender com humanização os usuários”.

“A SES-TO vem desenvolvendo várias ações na perspectiva de discutir sobre a diversidade dentro das unidades, este momento em Dianópolis faz parte do nosso cronograma de ações do Programa Diversidade na Saúde (PDS), o programa discute todas as diversidades (sexualidade, identidade de gênero, orientação sexual, intolerância religiosa, população indígena e outras temáticas”, explicou a Coordenadora do Programa Diversidade na Saúde, Maria Sousa

O PDS
O Programa Diversidade na Saúde existe na SES-TO, desde o ano de 2021 e tem a finalidade de trabalhar a diversidade e suas múltiplas formas com os trabalhadores da saúde, para que se crie uma cultura de respeito e tolerância. A iniciativa faz com que os trabalhadores sintam-se motivados, estimulado à reflexão e aumenta assim sua autoestima e melhor desempenho nas suas atividades laborais, (Humaniza SUS). Os benefícios também atingem a população, com um melhor atendimento ao usuário do SUS.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.