logo

II Fórum Comunitário Selo UNICEF de Porto Nacional fortalece políticas públicas

[wpusb]

O II Fórum Comunitário Selo UNICEF, edição 2021–2024, ocorreu nesta quarta-feira, 26, no Centro de Convenções Vicente de Paula (Comandante Vicentão), com a presença de estudantes, servidores e do prefeito Ronivon Maciel. O evento foi organizado pela Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 

 

2 UNICEF

Foto: Sammuel Silva/Secom Porto Nacional

 

 

A ocasião serviu para apresentar dados sobre as ações desenvolvidas em benefício das crianças e adolescentes. Para a primeira-dama e articuladora do Selo UNICEF no município, Keila Viana, o evento foi uma oportunidade de reafirmar o compromisso com esse público em diversas frentes. “Este momento é uma oportunidade muito especial para reafirmarmos o nosso compromisso com as políticas públicas das crianças e adolescentes. Juntos podemos realizar e transformar o sonho da nossa juventude e das nossas crianças”.

 

Desde a primeira edição realizada em 2021, muitas ações foram direcionadas para solucionar as dificuldades ampliadas pela pandemia de COVID-19. “Então, o Selo UNICEF para a Educação é um grande marco, entendendo que ele é uma das propostas para políticas públicas com a intenção de garantir o direito da criança e do adolescente. E nós, enquanto Secretaria de Educação, estamos fazendo o nosso dever de casa para corrigir todas as defasagens feitas pela COVID. A Educação está realizando ações para poder desenvolver na criança aquela perda que ela teve e ela possa conquistar novos espaços. É o direito dela e dever do município fazer”, destacou a secretária municipal de Educação, Joana Neres.

 

 

3 UNICEF

Foto: Sammuel Silva/Secom Porto Nacional

 

 

Pedro Henrique Souza, representante do NUCA e servidor na Fundação da Juventude, ressaltou os bons resultados dos programas de qualificação para crianças e adolescentes, além das oportunidades de obter o primeiro emprego. “A gente tem um índice ótimo no município, tanto de empregabilidade quanto de qualificação profissional para essas crianças e adolescentes. Já atendemos 1.124 com um curso de qualificação, preparando esses jovens e adolescentes para o mercado de trabalho. Também temos o programa Agente Jovem, de estágio, sendo de empregabilidade do município, em que atende 93 jovens, tanto do ensino médio quanto do ensino superior”. Após o coffee break, houve a divisão dos grupos para discutir os objetivos do fórum.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.