“Trator é ferramenta fundamental para gerar riqueza no campo e levar comida para a mesa dos brasileiros. Quando fui ministra da Agricultura destinei mais de 70 tratores por entender a importância dessas máquinas para a produção, principalmente dos pequenos. O que nos pedem é máquina para poder trabalhar, e é a nossa obrigação como parlamentar ajudar”, destacou a senadora Kátia.
A prefeita de Itacajá, Maria Aparecida, foi até Palmas acompanhada do secretário municipal de Assuntos Indígenas, Roberto Carlos Jaxy Krahô, representando também a comunidade indígena Krahô que será beneficiada com um dos tratores.
“Entregamos agora este trator para a prefeita Aparecida para que seja utilizada na reserva indígena e auxiliar no plantio de mandioca, milho, arroz e tudo que eles queiram produzir para consumo e geração de renda”, disse Kátia.
A perspectiva de aumentar a produção e a renda também foi destacada pelo cacique Darci, Javaé, da Aldeia São João, localizada em Formoso do Araguaia. Segundo o cacique, o sonho de produzir é antigo, mas a falta de maquinário sempre foi um empecilho.
“Faz tempo que nós queremos plantar, porque temos as terras mas não temos máquinas. Então agora agradeço e vamos produzir para que possamos sobreviver”, destacou o cacique Darci Javaé.
A comunidade indígena Apinajé também foi beneficiada com um dos tratores. O pedido foi apresentado à senadora por caciques da comunidade para que possam melhorar sua produção.
“Os Apinajés têm uma fama grande no Tocantins de gostar de produzir e são organizados, já tem associação, o que facilita para receber investimentos”, disse Kátia.
Pequenos produtores, como os da Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade Matinha, também serão contemplados com a chegada de um trator para auxiliar no plantio. O pedido chegou à senadora através do ex-prefeito de Goianorte, Luciano Oliveira.
“A Matinha tem muita história e agora mais um capítulo importante está sendo escrito. Pode ter certeza que essa máquina vai ajudar muita gente que precisa disso para trabalhar”, disse o representante de Asdecom, Antônio Horácio Marques.
Em Sandolândia, mais um município beneficiado, a expectativa do prefeito Radilson Lima, é atender os cinco assentamentos e as comunidades indígenas.
“Obrigado senadora Kátia por ser sempre sensível às demandas do nosso município. Sandolândia é uma cidade pequena mas temos produção. Além dos assentamentos, nós também damos assistência a comunidades indígenas. Vamos fomentar a agricultura familiar dos pequenos produtores que tanto precisam”, adiantou o prefeito.
Receberam tratores os municípios de:
Sandolândia
Santa Terezinha
Recursolândia
Nazaré
Centenário
Pau D’Arco
As associações rurais:
Associação de Produtores Rurais São Miguel Arcanjo, ASPRUMA
Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade Matinha –
ASDECOM
As comunidades indígenas:
Krahô
Apinajé
Javaé