logo

Lajeado lança projetos inovadores em prol do meio ambiente: Artesanato Sustentável e Cidade Limpa

[wpusb]

Dois importantes projetos focados em questões ambientais do município, o Artesanato Sustentável e o Cidade Limpa, foram lançados nesta quarta-feira, 24, em Lajeado. O evento ocorreu no Centro de Artesanato José Gomes Sobrinho e reuniu os principais gestores dos projetos, representantes de organizações parceiras, o prefeito Júnior Bandeira, secretários municipais, vereadores, diretores e a comunidade.

 

As ações dos projetos, que estão alinhadas aos conceitos de sustentabilidade, reciclagem e economia circular, já estavam sendo preparadas e organizadas há três meses pelos seus gestores. “O lançamento oficial aconteceu hoje, mas há pelo menos três meses, nós vínhamos trabalhando nessas ações juntamente com as empresas que estão desenvolvendo os projetos e com as organizações parceiras. O foco do nosso trabalho é incentivar a reciclagem e o cuidado com o meio ambiente”, diz o coordenador do projeto Artesanato Sustentável, Raimundo Pinho.

 

O CEO e cofundador da startup Green Mining, Rodrigo Oliveira, comentou empolgado sobre as expectativas para a execução dos projetos. “É um grande sonho, são sonhos sendo realizados. Como já dizia Raul, um sonho que se sonha junto vira realidade. Conseguimos trazer para Lajeado três grandes pilares, o que não acontece em nenhum outro lugar do Brasil. São iniciativas que já ocorrem de forma separada, mas aqui nós unimos todos os projetos graças ao apoio da Investco EDP e da Prefeitura de Lajeado, e com todo o conhecimento e técnica que a Green Mining pode executar”.

 

“A gente traz toda a educação ambiental para as crianças, ensinando sobre separação correta dos recicláveis e mostrando a importância de realizar essa separação em casa. Conectando tudo isso à Estação Preço de Fábrica, que remunera adequadamente os valores dos resíduos, ou seja, estamos falando de geração de renda. Além disso, é igualmente importante mencionar a reciclagem de materiais plásticos, os quais serão transformados em utensílios de qualidade que também poderão ser vendidos”, reforça Rodrigo Oliveira.

 

Artesanato Sustentável

 

O projeto Artesanato Sustentável visa preservar o meio ambiente e proporcionar uma destinação diferente para os resíduos. Sua principal atividade consiste em transformar resíduos plásticos em produtos úteis e duráveis. Serão reaproveitados resíduos plásticos de materiais de limpeza, como garrafas de água sanitária e sabão líquido, tampinhas de garrafas pets, baldes, cabides e até acessórios para automóveis, pois eles podem ser reciclados em altas temperaturas.

 

Os principais responsáveis para executar essas tarefas serão idosos do Centro de Convivência de Lajeado e da Associação de Mulheres Artesãs e Empreendedoras (AMAE). A oficina para a confecção das peças artesanais com os idosos teve início nesta segunda-feira, 22, sendo conduzida pelo artesão Felipe Cazé, fundador da Arte 8 Reciclagem, de São Paulo.

 

Além de receber informações teóricas sobre o processo de confecção das peças artesanais utilizando o plástico, os idosos são capacitados para operar as máquinas e realizar a trituração dos plásticos, a fim de produzir as peças artesanais personalizadas. Porta-copos, chaveiros, bandejas e até banquinhos podem ser criados a partir do material reciclado.

 

Cidade Limpa

 

Como forma de apoiar diretamente as atividades do Artesanato Sustentável, o projeto Cidade Limpa surge como uma ferramenta impulsionadora da educação ambiental para as crianças do município. Nesse projeto, o foco é conscientizar as crianças por meio do ensino escolar, levando-as a refletir sobre a destinação do lixo e a importância de desenvolver hábitos mais sustentáveis.

 

Dentro do Cidade Limpa, será desenvolvido mais um projeto: o Estação Preço de Fábrica, uma iniciativa revolucionária para lidar com a reciclagem, criada pela startup Green Mining. A Estação será instalada em um ponto específico para a entrega dos resíduos, que serão comprados e destinados de maneira ambientalmente correta. O valor pago pelo material será equivalente ao que é pago nas usinas de reciclagem.

 

Além de contribuir com o meio ambiente, o projeto também oferece a possibilidade de gerar uma renda extra. Ao longo da execução do projeto, informações sobre os pontos de entrega e pagamentos serão divulgadas no site da Prefeitura de Lajeado e nas redes sociais.

 

Qual a contribuição da Prefeitura para os projetos?

 

A Prefeitura de Lajeado está empenhada no desenvolvimento dos projetos ambientais. Segundo o prefeito Júnior Bandeira, é interesse da administração facilitar a realização de todas as atividades, fornecer as condições necessárias para que os projetos sejam bem executados e participar ativamente do planejamento das ações visando transformar Lajeado em uma cidade mais sustentável.

 

“A importância maior é a educacional, pois através do Cidade Limpa e do Artesanato Sustentável vamos mostrar que os resíduos também têm valor econômico capaz de mudar a vida das pessoas. A participação da Investco e do Instituto EDP é fundamental, pois são os principais responsáveis pela concretização desses projetos, já que a Prefeitura sozinha não seria capaz de implementar tudo isso. Estamos muito gratos pelos nossos valiosos parceiros”, afirma o prefeito Júnior Bandeira.

 

O gerente de Meio Ambiente da Investco, Joel Parisi, destaca as iniciativas. “O desafio agora é ainda maior: ser sustentável e envolver toda a comunidade. Isso começa dentro das casas. Acredito que Lajeado tem todas as condições para manter essa sustentabilidade. Esses jovens, que em breve serão adultos, abrirão os olhos de seus pais para levar esses materiais para reciclagem. Portanto, o município já possui a maturidade necessária para conservar e tornar isso algo permanente”, afirma.

 

“Para nós, da Assistência Social, é uma grande emoção chegar até onde chegamos. Há mais de um ano, temos trabalhado na elaboração desses projetos, nos planos de trabalho, na captação de recursos e em viagens para conhecer outras ações e projetos em diferentes estados. Estamos agora implantando um projeto completo, no qual iremos receber materiais recicláveis e adquirir esses produtos. O material será utilizado na oficina de artesanato, onde será transformado em obras de arte, produtos de utilidade doméstica, brindes e presentes, contribuindo para a destinação adequada desses materiais que, até ontem, eram descartados no lixo e causavam contaminação ao meio ambiente”, afirmou Levi Lopes, secretário de Assistência Social.

 

Associação de Mulheres Artesãs e Empreendedoras 

 

A AMAE, além de impulsionar a produção de artesanato local no município, também é uma das principais apoiadoras dos projetos ambientais. Algumas artesãs da associação estão envolvidas nas atividades de fabricação dos objetos personalizados. A presidente da associação, Doris Pinho, destaca a importância deste momento: “Após dez anos de existência em Lajeado, conquistamos um espaço de credibilidade. Os dois projetos são de grande relevância, têm potencial para se sustentarem e gerar renda para as famílias, além de promover conscientização ambiental para todos”.

 

Parcerias

 

O representante do Instituto EDP, Raphael Pizysieznig, comenta sobre as parcerias dos projetos: “Tenho muito orgulho de trabalhar na EDP Investco neste momento. Estou feliz por poder ajudar uma comunidade que faz parte do entorno de um negócio da EDP. Estamos trabalhando na cultura, educação, meio ambiente e geração de renda. São vários fatores que, juntos, irão promover uma grande mudança. A ideia é começar aqui com a reciclagem e, em breve, expandir para todo o Tocantins. Estou muito satisfeito com todos os parceiros envolvidos: Green Mining, AMAE e Arte 8 Reciclagem”, declara.imageimageimageimageimage

 

 

Por Amanda Mitaly 

Previous

Next

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.