A Prefeitura de Gurupi, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), segue realizando ações educativas alusivas à campanha Maio Amarelo, que tem como tema este ano “Paz no Trânsito Começa por Você”. Na manhã desta quinta-feira, 23, foi ministrada uma palestra para alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa, com várias orientações práticas de conscientização e cuidados no trânsito.
Durante a palestra, cerca de 100 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental receberam várias orientações teóricas e participaram de simulações práticas em uma mini-estrutura montada no auditório da escola. As simulações incluíram situações do dia a dia no trânsito, como a travessia na faixa de pedestres e a atenção às sinalizações, proporcionando uma experiência lúdica e educativa.
O ciclo de palestras da AMTT alusivas ao ‘Maio Amarelo’ vem percorrendo diversas unidades escolares das redes municipal, estadual e privada ao longo do mês. O objetivo é promover uma cultura de segurança e responsabilidade entre as crianças, adolescentes e jovens.
A coordenadora de Trânsito e Transportes da AMTT, Juliana Lisboa, destacou a importância dessas ações. “Levar orientações de forma lúdica às crianças é fundamental, pois além delas aprenderem, elas também repassam essas informações aos pais e cobram atitudes corretas no dia a dia no trânsito. É uma forma eficaz de promover a conscientização em toda a comunidade”, afirmou.
A aluna do 5º ano, Lara Sofia Brandão, de 11 anos, compartilhou sua experiência positiva com a palestra. “Gostei muito da palestra e aprendi bastante sobre a sinalização de trânsito. Quando eu for motorista, vou seguir à risca as orientações”, comentou.
A Anna Vitória Ramalho, de 10 anos, também externou seu entusiasmo com a ação. “Foi muito boa a palestra, aprendi sobre o que significam as placas, sobre os perigos da velocidade alta e riscos de acidente”, disse.
Parceiros
A Campanha Maio Amarelo em Gurupi conta com apoio de vários órgãos como a Prefeitura de Gurupi, Governo do Estado por meio do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições. A campanha busca conscientizar a população a partir de ações simples que contribuam para a segurança no trânsito e possam prevenir acidentes futuros.
—