Toda criança tem direito de brincar, aprender, se alimentar e, entre tantos outros, ter acesso à cultura. No Tocantins, esse direito ganhou um reforço a mais com a realização de projetos culturais que proporcionam aos pequenos tocantinenses oficinas de instrumentos musicais, aulas de música, dança, teatro, circo, capoeira e outras modalidades gratuitamente.
Somente este ano, mais de 300 crianças já participaram de algum dos projetos apoiados pela Energisa com foco na cultura. “A gente tem como princípio desenvolver as comunidades onde atuamos e, no Tocantins, queremos resgatar aspectos culturais e valorizar o que o estado tem de melhor. Afinal, nosso compromisso não é só distribuir energia, é transformar energia em conforto, desenvolvimento e em novas possibilidades”, comenta o diretor presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum. E, pensando em desenvolvimento, o olhar para o estímulo à criatividade e habilidades vai ao encontro do que é preciso garantir às crianças. “As oficinas são importantes para trazer outras experiências para eles. Quando eu consigo mostrar outros caminhos, abre a mente para a criatividade para qualquer atividade que eles forem fazer”, explica Fernando Faleiro, professor de dança.
Faleiro atuou na execução do projeto Oficinas Culturais, realizado pela Direção Cultura Produções entre 2023 e 2024 em escolas públicas de Palmas e Araguaína. O projeto contou com patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e ofertou oficinas gratuitas de teatro, dança, capoeira, circo e música. “Acreditamos fortemente no acesso à cultura como meio de inclusão social e quando uma oficina começa, além dos alunos que frequentam as aulas e são beneficiados diretamente, toda comunidade sai ganhando, porque o projeto organiza apresentações gratuitas que são ferramentas importantes de formação de público”, comenta Antoine Kolokathis, especialista em leis de incentivo, produtor cultural e diretor da Direção Cultura.
Além do projeto Oficinas Culturais, a Energisa também está presente na execução do projeto Sons do Jalapão: Práticas e Difusão Musical no Tocantins, que visa a inserção e o fortalecimento de atividades culturais no estado com oficinas sobre instrumentos, ritmos e músicas tradicionais tocantinenses para crianças das comunidades tradicionais do município de Mateiros, no Jalapão. “O Sons do Jalapão é um movimento de resistência cultural e de celebração das nossas raízes. Queremos oferecer às comunidades a oportunidade de se reconectar com suas tradições e de expressá-las de maneira vibrante e contemporânea”, afirmou o maestro Bruno Barreto, da Associação Viva Música, realizadora do projeto.
O projeto, que também é patrocinado pela Energisa através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta apoio da Prefeitura Municipal de Mateiros e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Voluntariado “E não é só na garantia dos direitos da criança que nós colocamos nossa energia. Temos um grupo de colaboradores voluntários que se mobiliza todos os anos para a arrecadação de brinquedos para doação”, explica o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio.
Um dos realizadores da campanha interna, Lutiary conta que foram arrecadados quase 200 brinquedos em Palmas e Araguaína para serem entregues a entidades sociais que atendem crianças em vulnerabilidade social. “A campanha Dia das Crianças Solidário é um gesto simples, mas que pode fazer a diferença na vida dos pequenos, proporcionando alegria e tornando o dia inesquecível”, comenta.