O dia D de vacinação contra poliomielite aconteceu no último sábado, 08, em todas as 16 Unidades Básicas de Saúde — UBS de Porto Nacional, exceto no distrito de Escola Brasil e atendeu mais de 700 crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
“A importância da vacinação é indiscutível. Ela representa não apenas a proteção individual contra doenças graves, mas também um compromisso com a saúde coletiva. Ao receber uma vacina, não apenas fortalecemos nossa própria imunidade, mas também contribuímos para a criação de uma barreira protetora em toda a comunidade” afirmou a secretária de Saúde Cristiane Nunes.
Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional
Laila Caviglioni Coordenadora da Imunização frisou sobre a importância da vacinação. “A vacinação é uma das maiores conquistas da medicina moderna, um escudo protetor que fortalece, graças aos esforços de vacinação em larga escala, a incidência da poliomielite diminuiu significativamente em muitas partes do mundo. Os programas de vacinação em massa têm sido fundamentais para controlar e quase erradicar a poliomielite em muitos países”, afirmou Laila.
A poliomielite, também conhecida como polio ou paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa causada pelo poliovírus. Ela pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em crianças pequenas. A poliomielite pode levar à paralisia muscular permanente, especialmente nos membros inferiores, e, em casos graves, pode causar dificuldades respiratórias e até mesmo ser fatal.