logo

Meio Ambiente repassa 100 mudas à Cidadania e Justiça para curso de viveirista que será ministrado em uma unidade penal

A Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) repassou nesta segunda-feira, 26, cerca de 100 mudas de árvores nativas à Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju).

De acordo com informações com a Gerência de Reintegração Social Educação Trabalho e Renda do Preso na Seciju, 40% das mudas serão destinadas a Unidade Agropecuária Penal de Palmas e os 60% restantes vão atender o curso de Produção de Mudas – Viveirista que será ministrado na Unidade Agropecuária Penal de Cariri, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, destacou que os exemplares repassados à Seciju vão contribuir com o importante trabalho de educação ambiental e capacitação profissional que será oferecida aos custodiados, chegando a um público que tem contato com o meio ambiente e que as espécies foram recebidas no lote de mudas nativas doado pelo Consórcio Estreito Energia Usina Hidrelétrica Estreito – MA (Ceste).

O gerente de Reintegração Social Educação Trabalho e Renda do Preso na Seciju Dilson Júnior disse que essa é a primeira de muitas edições dos cursos voltados para a prática da agricultura familiar, que serão oferecidos aos custodiados. “Os custodiados serão capacitados à prática do manejo, pastagem, horticultura, olericultura e produção de mudas viveiristas. Para a gente é muito gratificante contar com a parceria da Semarh e oferecer essa oportunidade aos internos dessas unidades”, pontuou o gerente.

O policial Penal da Gerência de Reintegração da Seciju, Norton de Castro, reiterou que o desempenho do grupo será acompanhado e que 15 custodiados estarão participando dessa primeira edição do curso na unidade penal de Cariri e na ocasião vão aprender a preparar a muda e manusear o exemplar para cultivo.

O gestor ambiental da Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Sandro Barbosa, acompanhou a entrega das mudas na unidade de acondicionamento.  Entre as mudas doadas pelo Ceste do município de Estreito- MA foram recebidas espécies de açaí, buriti, bacaba, amora e jatobá.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.