logo

Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins promove reunião do Conselho Consultivo nesta terça-feira, 06

O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins, Unidade de Conservação (UC) de tempo integral, gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), promoveu nesta terça-feira, 6, a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Monaf, do ano de 2024. O evento aconteceu na sede da UC, localizada no Distrito de Bielândia, município de Filadélfia.

O objetivo da reunião foi discutir alterações no Regimento Interno da entidade, acerca do cumprimento da legislação vigente, a fim de que o Conselho exerça dentro dos limites legais, suas competências perante a sociedade, no interior e no entorno da Unidade de Conservação.

As propostas apresentadas durante o encontro foram aprovadas de forma unânime pelos conselheiros presentes na sessão.  Os membros são compostos por representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), da Prefeitura Municipal de Filadélfia/TO, da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Bielândia, da Associação dos Pequenos Agricultores do PA Recreio, do proprietário do Atrativo Afloramento e pelo segmento empresarial do Distrito de Bielândia, município de Filadélfia/TO.

Para o inspetor de Recursos Naturais e supervisor da Unidade de Conservação, Hermísio Alecrim Aires, o saldo da reunião foi bem satisfatório. “De forma saudável, respeitosa e por meio de constante diálogo, fizemos os ajustes necessários, garantindo uma gestão democrática, com a participação e contribuição de todos os membros que, por fim, aprovaram as alterações do Regimento Interno de forma unânime”, finalizou.

Monaf

A sede do Monaf está situada em Bielândia, distrito de Filadélfia, região Norte do Estado, a aproximadamente 438 km da Capital, e abrange uma área de 32.067 hectares de cerrado. Sua zona de amortecimento engloba parte do município de Babaçulândia.

O Monaf tem este nome em função da existência de sítios paleontológicos e arqueológicos onde são encontrados os fósseis de árvores como pteridófitas, esfenófitas, coníferas e cicadáceas. Tais fósseis constituem uma peça-chave do patrimônio científico mundial, tendo enorme importância para estudiosos que investigam florestas, o clima e a ecologia planetária do período Permiano.

Os interessados em conhecer o local devem agendar a visita na sede do Monaf pelo telefone (63) 3391-1034 ou na sede do Naturatins, pelo telefone (63) 3218-2678.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.