logo

Na Unitins FM, delegado da Polícia Civil esclarece sobre estratégias de prevenção e combate a possíveis atos de violência em escolas do Tocantins

Na noite desta quinta-feira, 13, o delegado da 1ª Delegacia de Atendimento à Vulneráveis (1ª DAV) de Palmas, Ricardo Real, esteve nos estúdios da Conexão Unitins FM, 96.1, na Capital, onde concedeu uma entrevista ao vivo á Shirley Cavalcante, no programa Cultura em Movimento. Na ocasião, o delegado falou sobre as ações que estão sendo realizadas pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), em conjunto com outras Forças de Segurança e Secretarias de Educação, no sentido de prevenir e combater o bullying e a violência nas escolas.

 

O delegado explicou que, tendo em vista os recentes episódios de violência praticados em unidades educacionais brasileiras, foi criado um grupo de trabalho com objetivo de planejar e implementar ações visando coibir atos de violência. O Comitê de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz no Ambiente Escolar conta com representantes de órgãos ligados às áreas de segurança, justiça e educação. “A Segurança Pública do Tocantins tem envidado todos os esforços no sentido de monitorar, identificar e frustrar qualquer tipo de ato que possa colocar em risco a segurança de estudantes, educadores e demais integrantes da comunidade escolar. Todo o aparato de estratégia e inteligência da SSP-TO foi mobilizado com o objetivo de restaurar a sensação de segurança em todas as regiões do Estado”, frisou o delegado.

 

O delegado Ricardo lembrou que, além do trabalho de monitoramento de redes sociais, aplicativos de conversas e demais ações investigativas, a Polícia Civil, por meio das Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, iniciou visitas às escolas visando orientar as equipes diretivas acerca de procedimentos de segurança e prevenção que devem ser adotados em casos de suspeita de atos de violência.

“É importante lembrar que, embora as Forças de Segurança estejam fazendo um trabalho preventivo com o objetivo de manter a paz e a tranquilidade no ambiente escolar, é importante lembrar que a família têm um papel importantíssimo para o sucesso das ações, uma vez que pais, responsáveis e educadores devem participar ativamente da vida e da rotina dos estudantes com o fim de evitar que estes consumam conteúdo virtual inadequado ou possam se envolver em atos de violência”, destacou.

Em um ponto da entrevista, o delegado Ricardo Real ressaltou que, qualquer informação que possa constituir ameaça ao ambiente escolar deve ser imediatamente levada ao conhecimento da Polícia Civil, para que seja investigada.  “Lembramos, ainda, que mensagens que contenham conteúdos que tratem sobre possíveis atos de violência em escolas não devem ser replicadas para que não seja espalhado pânico. Elas devem ser informadas à polícia e esta tomará todas as providências necessárias”, pontuou.

 

Ao final da entrevista o delegado Ricardo Real agradeceu a oportunidade de fazer os esclarecimentos sobre o assunto e ratificou que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas para que possíveis atos de violência sejam evitados. “A participação no espaço aberto pela Unitins FM foi de grande importância. Temos plena convicção de que com as medidas que estão sendo tomadas e com o apoio da sociedade e demais instituições de ensino e segurança, passaremos por este momento delicado com a certeza de que estudantes, pais, professores e demais cidadãos permanecerão seguros”, finalizou.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.