Na manhã desta terça-feira, 30, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) se reuniu com representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) e da Associação dos Consultores Ambientais do Estado do Tocantins, em encontro virtual, para alinhamento sobre o processo de migração de dados para o Sistema Integrado de Gerenciamento Ambiental do Tocantins (Sigam).
Durante a reunião foram tratadas pautas como relacionadas às mudanças de procedimentos, a disponibilização de canais para esclarecimento de dúvidas, prorrogação de documentos, suspensão do atendimento presencial, migração de dados para o novo sistema, divulgação do cronograma de serviços disponíveis, com previsão para os demais módulos do Sigam entrar em operação.
“Estamos acompanhando a consolidação do funcionamento de cada módulo e serviço na medida que avança a migração de dados para o Sigam. A gama de informações digitais e analógica é enorme. Cada módulo terá seus produtos ajustados para atender a legislação ambiental vigente. Tínhamos uma previsão de disponibilizar todos os acessos simultaneamente, em uma a duas semanas, mas foi preciso prorrogar o prazo para assegurar a integridade das informações e testar os resultados desse processo de automação dos serviços”, afirmou Renato Jayme, presidente do Naturatins, que completou.
“Prorrogamos também a vigência dos documentos para evitar quaisquer prejuízos. Já temos serviços disponíveis e estamos cobrando celeridade das etapas em andamento, para colocar todos os módulos em funcionamento, com a maior brevidade possível. Estamos com o atendimento remoto devido ao momento da Covid-19, mas hoje entrou no ar os canais de comunicação para tirar dúvidas e serão produzidos tutoriais para o usuário”, assegurou Renato Jayme, presidente do Naturatins.
“Hoje estou atendendo o convite do presidente Renato Jayme, com o intuito de colaborar, incentivar o diálogo e a participação dos colegas, representantes do Crea e das associações, porque o Crea acredita que o sistema sempre pode ser aprimorado. A proposta do Sigam é de melhoria, facilitação e agilidade dos processos, então esse diálogo com vocês [consultores] é fundamental para que eles [Naturatins] possam ter um retorno, entender e visualizar o ponto de vista do profissional e alinhar uma meta”, reiterou Daniel Iglesias de Carvalho, presidente do Crea-TO.
“A implementação do Sigam tinha um cronograma, a gente fez um planejamento para as etapas, mas alguns serviços só poderiam entrar em funcionamento no módulo e avançar para a fase de teste que antecede a liberação, após concluir o processo de migração dos dados. Também não estava em nossos planos a necessidade de desativar o Siga antes de concluir a implantação, então a solução foi liberar o acesso ao Sigam para darmos andamento a entrada de processos e aos demais serviços na medida que estão sendo liberados”, esclareceu Ana Angélica Bosque, secretária-geral do Naturatins.
Ao longo da reunião foram esclarecidas dúvidas sobre os tipos de documentos que a prorrogação abrange, mudanças em procedimentos e serviços que serão disponibilizados nos próximos dias. Cada participante apresentou sugestões que podem auxiliar o momento, como a disponibilização de um link para respostas de dúvidas frequentes; divulgação do novo cronograma, com informações dos serviços que já estão em funcionamento e previsão da liberação dos demais módulos em desenvolvimento; adicionar consulta pública com opções de filtro por processo e documentos e tutoriais dos serviços em diferentes tipos de mídias.
Canais de Comunicação
Também na manhã desta terça-feira, 30, foram disponibilizados canais de comunicação exclusivos para os usuários tratarem de questões relativas ao Sigam, o atendimento individualizado via WhatsApp (63) 99958-8829 ou pelo e-mail [email protected].
No site naturatins.to.gov.br também estão disponíveis os acessos à apresentação do Sigam, tutoriais de cadastro e de agendamento no sistema, além da Carta de Serviços, basta clicar no banner.