logo

Operação Hórus apreendeu mais de 1 tonelada de drogas e 282 veículos adulterados no ano passado, aponta balanço

Dados se referem às apreensões realizadas pelas Polícias Militar e Civil, entre janeiro e dezembro de 2021.

No ano de 2021, as Polícias Militar e Civil apreenderam mais de 1 tonelada de drogas, 205 armas de fogo e 282 veículos adulterados. A apreensão foi feita entre janeiro e dezembro durante a Operação Hórus, cujo objetivo é combater o tráfico, corrupção e contrabando na fronteira e divisas entre os estados do país.

Segundo o balanço, foram apreendidos:

  • 1.236,58 kg de drogas;
  • 206 armas de fogo;
  • 3.820 munições de diversos calibres
  • 282 veículos adulterados
  • 15.000 kg de agrotóxicos
  • 889 pessoas foram apreendidas ou presas

 

Segundo a Polícia Militar, que trabalha nessa operação desde 2019, os dados mostram uma evolução nos números. Um dos destaques é para a recuperação de veículos furtados, roubados ou com sinais de adulteração.

Em 2020, foram 81 veículos apreendidos. Já no ano passado, esse número saltou para 282, um aumento de cerca de 250%. Os dados incluem automóveis, caminhões, motocicletas, reboque ou semirreboque.

A quantidade de drogas apreendidas também subiu 500%, passando de 206 kg apreendidos em 2020 para 1.236 no ano seguinte.

Uma das maiores operações ocorreu em Gurupi no mês de julho. A Polícia Militar apreendeu cerca de 200 kg de maconha e uma grande quantidade de medicamentos contrabandeados. Os materiais ilícitos estavam dentro de um ônibus de turismo que seguia de São Paulo para o Maranhão.

Segundo o balanço, a quantidade de armas recuperadas saltou de 24 para 206 em 2021, um aumento de 800%.

A polícia estima que as apreensões geraram um prejuízo superior a R$ 22 milhões às organizações criminosas, no ano passado.

Segundo o subchefe de Estado Maior da Polícia Militar, Coronel Marizon Mendes Marques, o sucesso das operações está relacionado ao envolvimento e parceria entre as forças de segurança, ao apoio do Ministério da Justiça e a uma estratégia desenvolvida pela Polícia Militar, que mapeou o estado em 12 regiões e envia diariamente policiais para atuar nos locais.

“O lançamento diário de 50 operadores por dia em pontos sistematicamente pré-definidos, com o objetivo de blindar o Tocantins, o que consequentemente afasta e impede a entrada de criminosos e produtos de crimes nas divisas do Estado”.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.